Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin

Issaaf Karhawi

Resumo


Esta entrevista, realizada em agosto de 2020, apresenta conceitos que elucidam a cultura dos influenciadores digitais, a partir das pesquisas de Crystal Abidin. Professora e pesquisadora na Curtin University (Austrália), Abidin é antropóloga e se dedica aos estudos de internet, celebridades digitais, visibilidades online e, especificamente, influenciadores digitais. Ao longo da entrevista, concedida em inglês e traduzida para esta publicação, Abidin discute as perspectivas teóricas mais comuns para a compreensão do fenômeno dos influenciadores e celebridades digitais, os influenciadores de minorias sociais, as políticas de nomeação dessa categoria, as culturas de plataforma, as lógicas de autenticidade e amadorismo e os impactos da pandemia de Covid-19 nesse mercado.  


Palavras-chave


influenciadores digitais; celebridades; plataformas; blogueiros; influenciadores minoritários.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v44i1.3883