Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros

Márcia Barbosa da Silva, Gabriela Borges, Mônica Fantin, Maria Alzira Almeida Pimenta, Ignácio Aguaded

Resumo


Realizada pela Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para La Ciudadanía (ALFAMED) a pesquisa "Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos", na sessão Brasil, teve como objetivo conhecer os níveis de competências midiáticas, justificado pela necessidade de pesquisadores, formadores e decisores políticos atuarem para o desenvolvimento de competências midiáticas de crianças de 9 a 12 anos. Os dados foram coletados, entre 2014 a 2019, em estudo de campo por meio de questionários. Os resultados obtidos indicam que as competências midiáticas, especialmente em sua dimensão valores, manifestadas pelos estudantes em suas respostas, foram pouco desenvolvidas, indicando a necessidade e a urgência de atenção de professores e especialistas.


Palavras-chave


Competência Midiática. Literacia midiática. Alfamed. Mídia-educação. Comunicação e Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v44i1.3487