A Google, o sistema de media e a agregação de informação

Francisco Rui Cádima

Resumo


A complexidade do modelo de convergência entre os media tradicionais e os novos media passa por um tempo de provação em torno do confronto que se tem verificado entre a Google e os editores de imprensa. A proposta é dirimir algumas questões que têm sido fracturantes para o actual modelo de migração para o digital, a saber: economia interconectada versus sistema tradicional de propriedade intelectual; sistemas de intermediação do acesso à informação (motores, agregadores, social media) versus sites de notícias dos media tradicional. A solução que se venha a encontrar para este contencioso poderá, no entanto, não resolver uma outra questão que não é de menor relevância e que integra o dispositivo técnico e algorítmico dos novos intermediários digitais: o condicionamento da matéria noticiosa e, portanto, do pluralismo e diversidade da informação.

Palavras-chave


Media. Informação. Convergência. Agregação de notícias. Intermediários digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v36i1.1666