A prática do jornal laboratório digital pelo estudante de Jornalismo contemporâneo: novos resultados obtidos

Denis Porto Renó, Caroline Petian Pimenta

Resumo


O Jornalismo vive momentos de transformação, e investigações seguem para atender a necessidade do mercado, ou de compreendê-lo. Num momento em que o fim da mass media é discutido por diversas correntes teóricas e o mercado sofre transformações estruturais, tornou-se fundamental a implantação de um jornal laboratório digital que contemplasse as tendências do mercado da comunicação. Este artigo apresenta um estudo de caso dos resultados obtidos no curso de Jornalismo da UniCOC, em Ribeirão Preto/SP, com alunos cursando 2o. e 4o. semestres, complementando na prática as teorias recebidas em sala de aula e produzindo um jornal digital de qualidade e confiabilidade. Utilizamos também uma pesquisa bibliográfica apoiada em especial nas idéias de Machado (2003), Sodré (1996) e Barkthin (1997).


Palavras-chave: Jornalismo, Comunicação, Educação, Internet.

Abstract

The Journalism lives transformation moments and inquiries follow to take care of the necessity of the market, or to understand it. In a moment that the end of mass media is been discussed by many theorical chains and the market suffers structure transformation, became fundamental the introduction of a digital laboratory journal to contemplate the tendency of the market of communication. The article in question presents the results gotten from the digital periodical laboratory in the course of Journalism of the UNICOC, in Ribeirão Preto /SP, with pupils attending a course 2o. and 4o. semesters, complementing in practical the theories received in classroom and producing a digital periodical of quality and trustworthiness, worried about the commitments of profession.

Keywords: Journalism, Communication, Education, Internet.

Resumen

El periodismo vive momentos de transformación, y investigaciones siguen para atender la necesidad del mercado, o de compreenderlo. En un momento en que el fin de la mass media es discutido por diversas corrientes teóricas y el mercado sufre transformaciones estruturales, es fundamental la implantación de un periódico laboratorio digital para contemplar las tendências del mercado de la comunicación. Este articulo apresenta los resultados obtenidos en el curso de periodismo de la UniCOC, en Ribeirão Preto/SP, con alumnos del 2o. y 4o. semestres, complementando en la práctica las teorías recibidas en clase y producindo um periódico digital de calidad y confiabilidad. Utilizamos también una investigación bibliográfica apoyada en especial en las ideas de Machado (2003), Sodré (1996) y Barkthin (1997).

Palabras clave: Periodismo, Comunicación, Educación, Internet.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.