Apresentação

Roberto Reis

Resumo


O quarto número da Inovcom traz trabalhos selecionados entre aqueles levados à Altercom - Jornada de Inovação Científica e Alternativas Comunicacionais, durante o XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Santos/SP e também outras contribuições submetidas à nossa revista através do sistema Portcom/Revcom. Entre os textos aqui apresentados, há uma predominância de temáticas ligadas à Internet, mas também aquelas que se voltam a questões relativas à cidadania e à participação nos meios comunitários e alternativos. A seguir, as linhas gerais dos textos que os leitores encontrarão nesta edição.

Em - O Double Coding na Animação: a construção do desenho animado contemporâneo para adultos e crianças -, Luciana Andrade Gomes (PUC MG) e Laura Torres S. dos Santos (Faculdades Ibmec), tratam o desenho animado contemporâneo a partir da teoria do Double Coding, postulada por Jenks e adaptada por Umberto Eco. Analisam desenhos animados comerciais e de longa metragem, enfocando a trilogia - Shrek-, na tentativa de problematizar as estratégias de linguagem dos desenhos animados e sua relação com diferentes leitores-modelo. As autoras atentam para novas possibilidades de recepção, tanto no universo infantil como no adulto, expandindo o leque de espectadores de uma mesma obra.
Saramago em Revista: a face de Deus que não foi dada a tapa em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de Frederico Helou Doca de Andrade, é uma proposta de discussão sobre a polêmica causada quando do lançamento do romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, em novembro de 1991. Baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, privilegiando as reportagens das revistas Veja (Cristo e o Deus cruel) e IstoE (O Quinto Evangelista), que resenharam a controversa obra do escritor português.

Thiago Antônio de Sousa Figueiredo e Marco Nilsonette Lopes, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em - Rede Ribeirinha de Comunicação: estratégia de gestão participativa em Unidades de Conservação de Uso Sustentável -, estudam a possibilidade de moradores e usuários das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá e Amanã (localizadas na região do Médio Solimões, no Estado do Amazonas) e a possibilidade de valorização dos potenciais econômicos, políticos e culturais, a partir do uso da Rádio Poste dentro das Unidades de Conservação (UC) de Uso Sustentável, denominadas Reserva de Desenvolvimento Sustentável regida pelo SNUC (Sistema de Unidade de Conservação (SNUC) - Lei n.9.985 de 18 de julho de 2000.).
Nesta mesma vertente, Comparação entre Produtores de Informação em defesa da Amazônia na Internet, de Débora de Carvalho Pereira Gabrich (PUC/MG), resulta de dados colhidos em entrevistas com produtores de informação das redes Grupo de Trabalho Amazônico e da transnacional WWF. A autora toma as teorias da notícia elencadas por Traquina (2001) aplicando-as à nova dinâmica de informações do movimento ambiental na internet.

Ciência para a Vida em análise, de Juliana Miura (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa), discute o uso da interatividade em centros, museus e exposições de ciência como facilitador do processo de aprendizagem de conceitos científicos, considerando a importância da divulgação científica para a democratização da sociedade. Analisa a exposição Ciência para a Vida, organizada pela Embrapa, na qual são apresentados tecnologias e produtos desenvolvidos pela empresa, com avaliação dos formatos utilizados e dos aparatos criados para esse fim.

A (con) fusão dos mundos on e off line: novas formas de sociabilidade no Orkut, das jornalistas Erika Oikawa e Sonia Ferro e Silva Pinto (Universidade Federal do Pará), apresentam os principais resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso cujo objeto de estudo são as novas formas de interação - on e off line - no Orkut sob a ótica da cibercultura.

Em - A prática do jornal laboratório digital pelo estudante de Jornalismo contemporâneo: novos resultados obtidos -, Denis Porto Reno e Caroline Petian Pimenta (Umesp), apresentam estudo de caso dos resultados obtidos no curso de Jornalismo da UniCOC, em Ribeirão Preto/SP, com alunos cursando 2o. e 4o. semestres, complementando na prática as questões teóricas de sala de aula e produzindo um jornal digital de qualidade e confiabilidade.

Roberto Gondo Macedo (Umesp) focaliza - O Profissional de Marketing na Internet no Cenário de Comunicação Digital -. O artigo descreve características de atuação do profissional de Marketing na Internet, passando pelo surgimento do ofício, o fomento das instituições de ensino para a capacitação técnica do mercadólogo na Web e apresentação de exigências dessa área de atuação, como o modelo metodológico de análise estratégica para viabilidade de produtos na web desenvolvido pela empresa IBM na área de tecnologia.

Marcelo de Oliveira Volpato (Umesp), em - Participação e cidadania na mídia local: o caso de Pirajuí/SP - , parte de conceitos de participação e cidadania e busca levantar elementos para compreender os espaços destinados ao desenvolvimento da cidadania e como se dá a participação do(s) público(s) nos veículos de comunicação de Pirajuí/SP.

Desejamos a todos uma boa apreciação e contamos com a colaboração dos caros leitores para outras contribuições. Nesta mesma edição os leitores e colaboradores poderão encontrar a Chamada de Trabalhos bem como as normas para submissão de textos. Obrigado.

Roberto Reis - Editor
Universidade de Marília
Endereço eletrônico: rreisoliveira@uol.com.br

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.