Apresentação Vol. 1, No 2 - 2006

Roberto Reis

Resumo


Neste segundo número, a Inovcom traz, na seção Artigos, Relações Públicas e Práticas de Controle e Vigilância na Intranet, de Ana Flávia Garcez, estuda o caso de uma empresa brasileira de grande porte, identificando posicionamentos dos profissionais de Relações Públicas em relação às políticas e estratégias adotadas para o uso da Intranet, atentando aos aspectos que se referem ao controle e à vigilância dos funcionários, como estes se apropriam e utilizam o sistema e, ainda, às ferramentas utilizadas pela empresa para o controle e vigilância das informações.

Carlos Jorge Barros Monteiro, em TV Câmara de Bauru: papel social do canal legislativo e suas relações com a comunidade local, analisa um dos primeiros canais de televisão legislativa do Brasil a funcionar com 24 horas de programação diária.

Estratégias de Comunicação do MST para se inserir na Esfera Pública, de Isabel Costa da Fonseca, analisa as estratégias de comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para se inserir na esfera pública.

Marcelo Briseno levanta e apresenta os recursos cinematográficos utilizados para acentuar o universo distorcido de - Estorvo -, romance de Chico Buarque de Hollanda adaptado para o cinema pelo cineasta Ruy Guerra em Recursos Cinematográficos de Estorvo no contexto Pós-Moderno.

O herói é brasileiro: uma análise da campanha publicitária : O melhor do Brasil é o Brasileiro, de Edmundo Mendes Benigno Neto, analisa conteúdo da campanha publicitária O melhor do Brasil é o brasileiro relacionando-o diretamente com histórias mitológicas.

Em, Problemas epistemológicos da análise de conteúdo da comunicação no governo eletrônico, de Virgínia Salomão discute a comunicação efetivada pelo governo eletrônico com relacionamento vital ao desempenho de direitos fundamentais, de prerrogativas cidadãs e não de mera desburocratização estatal. O artigo focaliza novos problemas epistemológicos postos às análises de conteúdo enquanto instrumento particular de produção de conhecimento.

A seção Dossiê compõe-se de artigos selecionados entre os trabalhos apresentados no Altercom - Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais, durante o XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Brasília, DF.

Os novos caminhos do jornalismo ambiental acreano, de Aleta Tereza Dreves e Wagner Costa, coloca em foco a relevância dos blogs como instrumentos para discussão de temas referentes ao meio ambiente no Acre e fontes de pesquisa para os leitores. Já Erica dos Santos Zuza, em O uso do blog por meios jornalísticos no Brasil, estuda o impacto e uso dos blogs no mundo corporativo, através de pesquisa dos blogs disponíveis nos sites do jornal O Globo, do programa Fantástico da TV Globo e das revistas Super Interessante e Você S/A, publicadas pela Editora Abril

Site Piatam: pesquisa científica e tecnologia da comunicação em simbiose apresenta o Site Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Amazonas, demonstrando como as Tecnologias de Informação e Comunicação se fazem necessárias, inovadoras e eficazes como estratégias de divulgação de ciência e tecnologia. O trabalho, de Denise Cunha, Jackson Colares da Silva e equipe de pesquisadores, envolve instituições como Universidade Federal do Amnazonas, Petrobras e Finep.

Piatamzinho: estruturação e desenvolvimento de um site infanto-juvenil para educação ambiental, também de Jackson Colares da Silva e equipe, apresenta a experiência de construção de um site infanto-juvenil que, a partir das informações geradas no âmbito das pesquisas realizadas no Projeto Piatam, deverá disponibilizar informações sobre o meio ambiente amazônico, na perspectiva da educação ambiental além de jogos e brincadeiras.

Leonardo Moraes Menezes e Leila Queiroz, da Fundação Roberto Marinho - Canal Futura, discutem, em Vou te Contar: sobre a televisão como suporte de memória, a contribuição das mídias para a preservação das memórias sociais e audiovisuais do Brasil. Analisam o programa Vou Te Contar produzido pelo Canal Futura em parceria com o Museu da Pessoa e discute as estratégias encontradas para o registro das histórias de vida musealizadas pela televisão em confronto com o formato utilizado na web.

Em, Informação e cidadania: o papel da disseminação de conhecimento na transformação social, Ana Cristina Suzina reflete o quanto a informação devidamente transmitida e disseminada favorece a participação cidadã, a mobilização e a transformação social.

A linguagem experimental da vídeo-reportagem, de Patricia Thomaz, investiga a linguagem experimental da vídeo-reportagem, forma de produção alternativa que surgiu no Brasil na década de 1980 e se popularizou nos últimos anos, refletindo sobre a possibilidade de experimentação tanto na forma de produção, como na composição de uma linguagem inovadora, que amplia o horizonte de criação do jornalista ao permitir trabalhar a subjetividade e novos significados na mensagem televisual.

Roberto Reis
Universidade de Marília - SP

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.