A DÉCIMA-SÉTIMA

Sônia Caldas Pessoa

Resumo


A Revista Iniciacom publica a segunda edição de 2020 trazendo 16 artigos com temática livre submetidos na chamada de 2019. É com muito orgulho que mantemos a revista ativa, mesmo durante a pandemia da COVID-19. O esforço da equipe da Intercom, em trabalho remoto, reforça o compromisso com os leitores e os autores do periódico, de manutenção deste importante espaço de pesquisa e diálogo sobre Comunicação Social, sobretudo, para estudantes, recém-formados e seus orientadores. Os artigos não abordam o tema da pandemia, pois o call-paper, que selecionou os textos aqui publicados, se deu no ano passado originando a edição lançada no Congresso Nacional da Intercom, em setembro de 2019, a uma edição em março e a esta agora disponível.

 

Em sua décima-sétima edição reunimos textos que transitam pela universo da Comunicação Social e temáticas sensíveis que a atravessam e impactam a vida de todos nós. A seguir, um resumo sobre o tema dos artigos que vocês poderão ler: O discurso da masculinidade tóxica na narrativa publicitária; Black Lives Matter, Beyoncé e o Marketing de Causa: uma análise da carreira da cantora e seus passos em prol da negritude; ecopropaganda e discursos verdes: estudo sobre as práticas discursivas nos materiais publicitários e institucionais do Manauara Shopping; Cultura da cidade e da organização Casas Pernambucanas; Influência do Tempo na Comunicação: análise de anúncios do Itaú de 1970, 1990 e 2010; Uma história, muitas mídias: análise de adaptações de Jerônimo, o herói do sertão; Black Mirror: Uma Análise Do Episódio Nosedive Sob a Ótica Dos Estudos Culturais Britânicos; Norman Bates de Robert Bloch: em Psicose e Bates Motel; A Hollywood Brasileira: As Chanchadas na Era Vargas; A semiótica em Songs of Innocence: uma análise da capa do álbum da banda U2; Re-Ativando o Ensino de RP com Novas Metodologias; Comunicação Colaborativa e Engajamento Individual Voluntário: uma estratégia de Relações Públicas voltada ao projeto “Jovem Guardião”; Assessoria de Relações Públicas e as Escolas de Pensamento Estratégico em Startup do Setor Agropecuário; Jornalismo Literário, discurso possível: questionamentos da prática jornalística na produção de Eliane Brum; Realidade Virtual e Jornalismo Humanizado: experiência dos usuários ao consumir vídeos em 360 graus; Reflexões a partir da Prática: Análise da Oficina “Conhecendo o Google Drive".

 

A equipe editorial da Iniciacom informa que o próximo número será publicado durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que, em 2020, será realizado de modo virtual em função da pandemia e da necessidade de distanciamento social. Os pareceristas já estão trabalhando nos textos submetidos no período de 15 de fevereiro a 15 de março deste ano com a temática central do evento: “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”.

 

Com os desejos de que estejam bem, com a possibilidade de ficar em casa, agradecemos a companhia na nossa Iniciacom e esperamos que façam uma ótima leitura!

 

Sônia Caldas Pessoa


Texto completo:

PDF