A Chuteira na Mídia: A Predominância do Futebol na Imprensa Campineira

Ana Paula Faez, Gabriel de Barros Castanheira Baldocchi, Iara Bolzan Souza, Larissa Martins de Castro, Marcela Melosi Bordon, Mariana Whitehead, Rafael Lemos Stocco

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre as relações entre a mídia impressa e o futebol. Inicialmente, faz-se uma análise sobre o futebol como parte do gosto popular e da identidade nacional, sobre como ele começou a ser pautado pela mídia e as transformações sofridas pelas notícias sobre futebol ao longo das décadas seguintes. O trabalho mostra que a mídia impressa de Campinas dá prioridade ao futebol. Também há uma breve análise sobre a visão mercadológica da imprensa, que se pauta visando grandes tiragens de suas edições e lucro cada vez maior, baseando-se no conceito de indústria cultural. A conclusão baseia-se em reflexões sobre a imprensa contemporânea Campineira e a Agenda Setting.

Palavras-chave: Correio Popular. Diário do Povo. Mídia Esportiva. Futebol. Espetacularização da notícia.

Texto completo:

PDF