
 
Possibilidades para a TV pública no Brasil 

Uma reflexão a partir da experiência da Public Broadcasting System (PBS)1 
 
Ângela Carrato- Professora do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de 
Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).2 
 
Resumo 

 
A emissora que mais se aproxima do modelo público no país é a TV Cultura, de São Paulo. 
Mesmo assim, está longe de possuir a necessária independência financeira, a fim de 
cumprir efetivamente a missão de educar e dar ênfase à cultura e cidadania. Os principais 
estudos no país, apontam para o modelo da BBC como o caminho ideal para a nossa TV 
pública. O texto faz um mergulho na experiência da Public Broadcasting System  (PBS) 
norte-americana, considerando-a uma alternativa mais próxima de nossa realidade. 
 
Palavras-Chave 
 
TV pública; modelos; sustentabilidade 
 
 
Introdução 
 

A televisão tem 55 anos de existência no Brasil. Atualmente, é assistida por 98% da 

população e transformou-se num importante elemento do cotidiano. Em torno dela, as 

pessoas estruturam suas rotinas,  adquirem ou alteram  hábitos. 

Ao contrário do rádio, cujo início no Brasil se deu através de clubes de amadores, a 

televisão surge sob o domínio do sistema empresarial, com o objetivo principal de 

incrementar o comércio de bens e serviços, além de divertir o público consumidor. 

De acordo com dados do IBGE e da Associação Brasileira de Agências de 

Publicidade (ABAP), em 2002,  o número de emissoras de televisão no país chega a 615, 

com este veículo de comunicação liderando vários rankings, a exemplo da audiência - 98% 

- e o das verbas publicitárias- 62,1% , ai incluídas TVs abertas e por assinatura.  

Como se esses dados não fossem suficientes para se perceber a importância e 

hegemonia da TV no Brasil frente a qualquer outro meio de comunicação, vale lembrar que 

o país lidera  também rankings internacionais na área. Os brasileiros despendem 18,4 horas 

                                                                 
1 Trabalho apresentado ao 2º Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciência da Comunicação. 
2 Mestre em Comunicação pela UnB. Ex-professora da PUC-MG. Ex-presidente da Rede Minas de TV. 
 



 2 

assistindo à TV por semana e apenas 5,2 horas com leitura no mesmo período. Os dados 

são de uma pesquisa que avaliou e comparou os hábitos em relação à mídia em 30 países1 

Em  cinco décadas e meia de existência, a TV no Brasil se transformou numa 

potência, mas está longe de possuir uma programação de qualidade, que aponte para um 

efetivo compromisso com a cidadania, a educação e a cultura, a exemplo do que acontece 

em países como Inglaterra, Estados Unidos e França.  

É bem verdade que, neste período, prevaleceu apenas o modelo comercial de televisão. 

Aprofundar na busca de outros modelos para a TV no Brasil é o objetivo deste trabalho. 

 

1. TVs comerciais e não comerciais no Brasil 

 

A Constituição Brasileira de 1988, denominada “cidadã”, prevê, no artigo 223, que 

deve existir no país três sistemas de televisão, o privado, o público e o estatal, observando 

que eles são complementares. 

A emissora que mais se aproxima do modelo público no país é a TV Cultura, de São 

Paulo, mantida pela Fundação Padre Anchieta. Mesmo assim, em seus 35 anos de 

existência, está longe de possuir a necessária independência financeira, a fim de cumprir 

efetivamente a missão de educar e dar ênfase às questões da cidadania. As demais 

emissoras educativas e culturais, em maior ou menor grau, não passam de meros porta-

vozes de governos, políticos ou entidades que as controlam. 

Como se sabe, o Brasil ainda não dispõe de uma legislação para a comunicação de 

massa. A legislação em vigor, que data de 1961, é uma verdadeira colcha de retalhos. 

Existe uma promessa do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva de enviar ao 

Congresso Nacional, até o fim de 2005, anteprojeto da Lei Geral da Comunicação Social 

Eletrônica.  

O temor de estudiosos e dos setores mais críticos da sociedade brasileira é de que 

prevaleça uma regulamentação dos  serviços de televisão no Brasil que atenda apenas ao  

modelo comercial. Talvez o melhor exemplo seja a proibição, em vigor, das TVs não 

comerciais competirem por verbas publicitárias e de patrocínio, que pode ser entendida 

                                                                 
3 Abramo, Bia. Folha de S. Paulo, 03/07/2005, Ilustrada, p. 7. 



 3 

como uma clara tentativa de estabelecer uma reserva de mercado para as emissoras 

privadas.  

Outro exemplo do privilégio de que gozam as emissoras comerciais é a ausência de 

regras mínimas para a programação, que permite aos concessionários buscar fórmulas cada 

vez mais sensacionalistas para atrair os telespectadores. 

Oficialmente, a TV Educativa no Brasil foi instituída através da Lei 5.198, aprovada 

pelo Congresso Nacional em 3 de janeiro de 1967, embora a idéia do Estado como operador 

de radiodifusão tenha germinado no país desde os anos 30. (Jambreiro, 2002) Apesar desta 

lei, as finalidades educacionais da televisão continuam a não ser claramente reguladas, 

ficando obscura a forma de realizar e avaliar o seu cumprimento. 

Em 1974, através da  Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), o país 

passou a ser integrado via satélite. Além da integração nacional das  regiões mais distantes 

e serviços de telecomunicação para o crescimento dos negócios, o governo também previu 

o uso do satélite pelas redes comerciais de  TV. 

No ano seguinte, através de nova lei, o governo cria uma companhia de nome Radiobrás 

(Empresa Brasileira de Radiodifusão) destinada a centralizar e operar uma rede estatal de 

estações de rádio e TV. Esta lei só foi posta em vigor em 1976, mas a rede estatal, 

subordinada ao Ministério da Comunicações, sobreviveu pouco tempo. Seus objetivos eram 

transmitir os programas educacionais feitos pelo Ministério da Educação, produzir e 

transmitir seus próprios programas de entretenimento e notícias. 

 Em que pese os objetivos, a rede “logo perdeu o apoio do governo e foi devagar mas 

firmemente destruída, sendo suas concessões vendidas pelo governo militar”. (Jambreiro, 

2002). A criação tanto da TV Educativa quanto da Radiobrás nunca chegou a ameaçar a 

exploração privada dos serviços de radiodifusão. 

Dos anos 70 para cá, o país desenvolveu-se, com o a indústria privada de TV sendo 

parte integrante deste processo. Em outras palavras, a TV no Brasil cresceu em paralelo 

com a concentração do capital, a internacionalização do mercado interno e a convergência 

geográfica da produção industrial na região Centro-Sul. Além disso, a política econômica 

do regime militar, voltada para a criação de um mercado nacional para produtos 

industrializados, fortaleceu e foi fortalecida pela expansão nacional da indústria televisiva, 

facilitada pela construção de uma rede nacional de telecomunicações. 



 4 

Nessas cinco décadas e meia de existência da TV no país, dois grupos 

indiscutivelmente marcaram a cena: a TV Tupi e demais emissoras pertencentes à cadeia 

dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, e a Rede Globo, da família Marinho.  

Como pioneiro da TV no Brasil, Chateaubriand chegou a ter emissoras na maioria 

das unidades da federação, às quais cruzava com a propriedade de rádios e de jornais. 

Apontado como o primeiro magnata da mídia brasileira,  construiu um império que durou o 

tempo de sua vida. O declínio do condomínio Associados coincide com a ascensão da TV 

Globo, cuja hegemonia sobre a cena nacional já conta mais de 20 anos. 

Embora o mercado permaneça oligopolizado, a Globo não mantêm os mesmos 

índices de audiência que alcançava no período da ditadura militar. Some-se a isso que, 

desde 1988, depois de muita oposição da própria emissora, o país passa a contar com 

sistema de televisão por assinatura que, mesmo não provocando nenhuma mudança mais 

efetiva, introduz um certo diferencial de qualidade na programação, levando parte das 

chamadas classes A e B a migrarem para estes canais. 

Um processo de flexibilização acaba atingindo também as  TVs Educativas e 

Culturais, que  passam a contar com produção local e dispor de satélite para transmissão 

regional. A média desta produção não ultrapassa quatro horas diárias, exceção para a TV 

Cultura que exibe nacionalmente parte de sua programação, valendo-se das emissoras 

regionais.1 

Um divisor de águas no processo acontece em 1998, com a criação da Associação 

Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC) e, no ano seguinte, da 

Rede Pública de Televisão (RPTV). O objetivo da ABEPEC era congregar as emissoras 

geradoras educativas estaduais em uma entidade que lhes desse força e visibilidade, uma 

vez que as emissoras comerciais possuem, há muito, entidades que as representam.2 

Capitaneadas pela TV Cultura, 19 emissoras educativas estaduais integram a 

entidade que em 2003 passa a contar também com as presenças da TV Educativa do Rio de 

Janeiro e da Radiobrás, ambas do Governo Federal. 

Entre altos e baixos, a RPTV consegue estabelecer uma  grade de programação 

diária, transmitida por todas as emissoras filiadas à ABEPEC, de seis horas, divididas em  

                                                                 
1  As exceções são TV Minas, TVE Bahia, TVE-RS  e TVE-PA com programações próprias superiores a seis 
horas diárias. 
2 Para mais informações, consultar o site www.abepec.org.br  



 5 

faixas: Infantil (manhã), Jovem (tarde) e Adulto (noite). O estabelecimento destas faixas de 

transmissão em cadeia permitiu, também, maior visibilidade para a produção regional e 

para os apoios culturais/ patrocinadores, que têm uma alternativa de rede nacional.  

É importante salientar que, na prática, a ABEPEC quebrou dois tabus: o do 

isolamento das TVs educativas e culturais e o da não permissão de patrocínios e de apoios 

culturais em emissoras não comerciais. Esta prática, aliás, já vinha sendo adotada pela TV 

Cultura que, em 1993, conseguiu patrocínio para todos os seus programas, no valor de US$ 

4 milhões, para um orçamento total de US$ 30 milhões recebidos do Governo de São 

Paulo. Na época, a emissora foi multada 300 vezes pelo Ministério das Comunicações, mas 

num gesto de “desobediência civil”, recusou-se a pagar a multa e nada lhe aconteceu.  

No final dos anos 90, praticamente todas as emissoras de TV de caráter educativo, 

em todo o país, estavam operando com patrocínios e até mesmo com anúncios. 

O modelo proposto pela ABEPEC começou a dar sinais nítidos de precariedade a partir 

de 2003, quando assumem os novos ocupantes do governo federal e dos estados. A  

entidade estava acostumada a lidar com o cenário pluripartidário, mas talvez não tenha 

previsto as dificuldades que implicaria em contar com partidos políticos antagônicos à 

frente da Radiobrás e da TV Cultura, internamente os elos mais fortes. 

A nova realidade deixa nítido que alternativas mais perenes precisam ser buscadas, ao 

mesmo tempo em que não se pode desconsiderar as diferenças  que marcam cada  emissora. 

 

2. TV Cultura, nossa BBC? 

 

Depois de experiências bem sucedidas em educação utilizando a televisão, o Governo 

de São Paulo cria, em 1967, a Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e TV 

Educativa  que, atualmente, engloba uma emissora aberta de TV, a Cultura, e duas 

emissoras de rádio – AM e FM. Recentemente, a Fundação lançou um canal fechado 

infantil, o Rá-Tim Bum. 

A TV Cultura é uma entidade de direito privado e que, a grosso modo, acabou sendo 

identificada como a emissora de TV brasileira mais próxima do modelo público. Mais 

ainda, não falta quem a caracterize como sendo “inspirada” no modelo da British 

Broadcasting Corporation  (BBC). 



 6 

Ao longo de sua existência, a Fundação Padre Anchieta e a própria TV Cultura 

experimentaram mudanças, sendo que o site da emissora registra que ela “goza de 

autonomia intelectual, política e administrativa”, custeada “por dotações orçamentárias 

legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada”.1 

As emissoras da Fundação Padre Anchieta definem-se como “nem entidades 

governamentais, nem comerciais”. São “emissoras públicas cujo principal objetivo é 

oferecer à sociedade brasileira uma informação de interesse público e promover o 

aprimoramento educativo e cultural de telespectadores e ouvintes, visando a transformação 

qualitativa da sociedade”.2 

Mesmo sendo a  única emissora de TV educativa no Brasil a poder assumir estas 

características, a TV Cultura guarda anos luz de distância em relação ao modelo da BBC, 

considerado o mais bem sucedido no gênero em todo o mundo. 

O aspecto onde existe maior semelhança entre ambas diz respeito ao seu 

gerenciamento. A TV Cultura, a exemplo das emissoras públicas de países como Austrália, 

Japão, Itália, Alemanha e Nova Zelândia, adotou um modelo utilizado inicialmente pela 

BBC, que pode ser definido como “autonomia relativa” frente aos governos. Essas 

emissoras são dirigidas por conselhos, “cuja forma de escolha dos membros e o tipo de 

financiamento que recebem é que acaba determinando a influência do governo sobre elas”. 

( Leal Filho, 1997, p.20) 

A TV Cultura conta com um conselho integrado por personalidades de destaque na 

educação, cultura, arte, ciência, empresariado e política do Estado de São Paulo. Parte 

desses cargos é vitalícia, com os demais renovando-se a cada seis anos. Aliás, seis anos é 

também o tempo do mandato do presidente do Conselho que, até recentemente, era também 

o presidente da TV Cultura. 

Especialmente de 1995 para cá, não faltaram tentativas por parte da direção da 

Fundação Padre Anchieta, no sentido de ganhar maior autonomia frente ao  Governo de 

São Paulo. Prova disso é a criação da ABEPEC e da RPTV. A maior autonomia 

conquistada pela emissora refletiu-se, significativamente, na melhoria da qualidade de sua 

programação e no incremento da audiência. Qualidade e audiência que declinam 

                                                                 
1 ver o site www.tvcultura.com.br 
2 Idem. 



 7 

significativamente a partir  do início do governo de Geraldo Alckmin, que vem tentando, a 

todo custo, enquadrar a emissora no esquema de comunicação oficial. 

Parte, aliás, da autonomia que a TV Cultura gozou no período anterior deve-se a fatores  

como o de ter no Governo de São Paulo um político sensível à importância da comunicação 

a serviço de todos os cidadãos, e também  pelo fato de um mesmo partido ocupar tanto a 

presidência da República quanto o Palácio Bandeirantes. Em outras palavras, a constituição 

da ABEPEC e da própria RPTV só foram possíveis, graças a uma peculiaridade, que não se 

repetiu nas eleições de 2002 

Mais uma vez, verifica-se como, no Brasil, os avanços e retrocessos nas mais diversas 

áreas – e a comunicação não é exceção -,  acabam a reboque das questões políticas. Diante 

do acirramento das disputas entre PSDB e PT visando as eleições de 2006, há riscos, 

inclusive, do projeto da RPTV ruir. Como se não bastassem as dificuldades naturais para se 

viabilizar uma rede nacional envolvendo 20 emissoras, as chamadas “cabeças de rede”- 

TVE-Brasil (Rio de Janeiro) e TV Cultura (São Paulo) têm se mostrado inflexíveis quanto a 

abrir mão de programas  próprios e de horários. A TV Cultura, depois das recentes 

mudanças em sua direção, tem se transformado em campeã na intransigência, como 

aconteceu recentemente com a modificação no  já tradicional horário do “Observatório da 

Imprensa”, único programa na TV aberta que discute jornalismo e mídia.1 

Não se pode perder de vista, por outro lado, que a situação da TV Cultura é delicada. 

Com um orçamento anual (para 2005) de R$ 130 milhões, sendo que desses R$ 100 

milhões vem do Governo do Estado de São Paulo e apenas R$ 30 milhões são de recursos 

próprios (incluindo patrocínios), falar em autonomia frente ao Governo soa quase como 

ironia. Seu ex-presidente, Jorge Cunha Lima, sentiu isso na carne. Durante mais de um ano, 

enfrentou uma situação de penúria na emissora, na medida em que o Governo de São Paulo 

se recusava a liberar recursos do orçamento, descontente com os rumos tomados pela TV. 

Nesta disputa do rochedo com o mar, uma parcela muito pequena da população 

conseguiu entender o que estava acontecendo. Devido à falta de recursos, a emissora teve 

que demitir funcionários, fazer cortes drásticos nas despesas e ficou sem condições 

mínimas para investir. Aos olhos do telespectador comum, as infindáveis repetições que 

passaram a povoar a grade de programação tiveram como efeito apenas levá-lo a buscar 



 8 

outros canais. Infelizmente, não chegou ao público os problemas que estavam por trás da 

queda de qualidade da programação.   

Desde que assumiu, a nova direção da TV Cultura vem lutando para  buscar ampliar os 

apoios da emissora junto a patrocinadores privados e mesmo junto ao Governo Federal. 

Some-se a isso que a emissora passou a desenvolver um plano de marketing voltado a obter 

recursos a partir da venda de produtos como DVDs, vídeos e demais serviços. Como se 

sabe, a TV Cultura conta com um dos melhores acervos de imagem do país e da América 

Latina e assim, está tirando partido deste patrimônio. Quanto à possibilidade de contar com 

o apoio ou patrocínio do Governo Federal, através das empresas estatais, este se mostra, na 

atual conjuntura, cada vez mais distante.  

Igualmente distante parece o cumprimento, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva da 

promessa de campanha através da qual destinaria 1% das verbas de publicidade do Governo 

Federal para as TVs Educativas. A verba é considerada essencial para viabilizar, 

efetivamente, a RPTV, pois obrigaria cada uma das emissoras participantes a cumprir os 

horários em comum na faixa de programação nacional, sob pena de não receber a parcela  

que lhe caberia.  

Em meados da década de 90, a TV Cultura, prevendo os problemas que teria pela frente 

na sua relação com o governo, tentou um outro tipo de  saída para o financiamento de suas 

atividades. Pautando-se pelo modelo da televisão pública na Europa, em especial a BBC, 

lançou a proposta para  que fosse cobrada uma pequena taxa na conta de luz da população 

do Estado de São Paulo, destinada à emissora. Em valores de hoje, seria algo em torno de 

R$ 1,00 por conta. Independente dos méritos da proposta, foi combatida pelos mais 

diversos setores, capitaneados pelas emissoras comerciais. 

A lição que se pode tirar deste episódio é que dificilmente uma proposta envolvendo o 

pagamento direto pelo contribuinte terá sucesso em se tratando das TVs educativas no 

Brasil. Além do país possuir uma cultura negativa em relação a tudo que é público  

(acentuada nos tempos de neoliberalismo e privatização), dificilmente o cidadão comum 

aceitará pagar mais um imposto por um serviço que acredita obter de graça dos canais 

comerciais. Em outras palavras, é impossível transplantar para cá uma realidade que deu 

                                                                                                                                                                                                      
1 A respeito ver artigo de Alberto Dines, no Observatório da Imprensa, em 05/07/2005. www.observatório da 
imprensa.com.br 



 9 

certo na Europa, pois lá o caráter  de serviço público tanto do rádio quanto da televisão é 

considerado  patrimônio pela população. 

Como assinala Leal Filho, “não obstante as diferenças de relacionamento com os 

governos nacionais e de suas vinculações com o mercado, os sistemas  públicos europeus 

apresentam algumas características comuns a todos”1 das quais vale a pena destacar duas: 

1. A alta politização a que estão submetidos; 2. A clareza com que o sistema público foi 

montado, situando-se numa zona de tensões entre a cultura e o comércio. 

São exatamente estas características que faltam  à realidade brasileira.  

A falta de clareza sobre o  papel e a importância de um sistema público de TV no Brasil 

sem dúvida contribui para isto. Os governos são os maiores responsáveis pela fragilidade e 

baixa qualidade da maioria das TVs educativas, abandonadas à própria sorte, quando não 

utilizadas apenas em função de interesses eleitorais. O resultado, aos olhos da população, 

não poderia ser pior: enquanto as TVs comerciais são elogiadas e alcançam altíssimos 

índices de audiência, as TVs educativas  são acusadas de acumularem fracassos e de 

gastarem dinheiro público.1 

Exatamente por isso, a tentativa de se adotar aqui o modelo de TV pública da BBC 

parece condenada ao fracasso. 

 

3. PBS, um novo paradigma possível para a TV Pública no Brasil 

 

A lição mais significativa que as emissoras públicas de TV européias podem transmitir 

não está ligada a seu ordenamento jurídico ou a seu financiamento.  Diz respeito à  sua 

formulação ideológica realizada em sintonia com a realidade daquele continente. 

Formulação que soube adequar-se aos novos tempos de concorrência com as emissoras 

privadas e da significativa presença de produtores independentes. 

 Deslocar o foco de interesse do modelo da BBC para o da Public Broadcasting System 

(PBS) talvez seja o caminho mais oportuno e indicado para quem se preocupa com o futuro 

de uma TV não comercial de qualidade no Brasil. 

O sistema de TV Pública nos Estados Unidos é formado por organizações nacionais e 

emissoras locais. Não se trata de uma rede, mas de uma organização que reúne 350 

                                                                 
1 Para um aprofundamento sobre o assunto ver a obra citada, especialmente as páginas 23 a 27. 



 10 

emissoras locais e canais nacionais como o Public Broadcasting System (PBS) e a 

Corporation for Public Broadcasting (CPB). As emissoras de televisão estão localizadas 

em cidades como Nova Iorque, Los Angeles e Boston e em todos os estados. Essas 350 

emissoras podem ou não ter alguma coisa em comum. 

A PBS foi criada pelas emissoras que compõem o sistema e vale-se de diferentes fontes 

de recursos e de diferentes meios, combinando, por exemplo, televisão e internet com 

finalidade educativa, entendendo-se educação de crianças, adultos e ações comunitárias. O 

seu financiamento vem em parte dos telespectadores, em parte de doações de empresas e 

entidades. Três ou quatro vezes no ano, as emissoras que integram o sistema colocam no ar 

campanhas de arrecadação de fundos junto aos seus telespectadores. O dinheiro obtido é 

enviado à PBS. Atualmente, 25% do total de sua receita é obtida assim. Além disso, alguns 

programas e séries são financiados por empresas que pagam para colocar seu logotipo no 

início ou fim de cada apresentação. 

A PBS não é uma produtora de programas e nem encomenda programas às emissoras 

que a integram. Ela enfrenta limitações legais para isso. Na realidade, o papel da PBS é de 

aprovar ou rejeitar os programas e séries que lhes são oferecidos, levando-se em conta os 

critérios que devem pautar uma programação educativa e cultural. 

No passado, muitas das emissoras que integram a PBS eram produtoras. Atualmente, só 

a WGBH, de Boston, mantém este perfil. São várias, no entanto, as emissoras integrantes 

da PBS que realizam co-produções inclusive com TVs européias, a exemplo da BBC e do 

Channel Four, da França. E se a maioria das 350 emissoras que  integram a PBS compram 

programação dela, algumas, como a WETA, de Washington, a KCET, de Los Angeles, e a 

KQED, de San Francisco, oferecem várias horas diárias de programação própria. 

A grade de programação destas emissoras é complementada com produções das 

emissoras locais e com programação independente. A relação com os produtores 

independentes é intensa. Os produtos podem ser apresentados finalizados ou como projetos. 

Uma vez aprovados, recebem autorização para ir ao ar, enquanto no caso dos projetos, a 

PBS busca recursos para financiá-los. 

Os projetos financiados pela PBS são de baixo valor e não refletem a realidade do 

mercado. Mesmo assim, são muito disputados, pois a realização e a exibição lhes vale 

                                                                                                                                                                                                      
1 Para um aprofundamento sobre o assunto ver o texto  “Quem tem medo da TV Pública?, (Carrato, 2006). 



 11 

como uma poderosa vitrine. Fundações privadas e agências governamentais também 

contribuem no financiamento destes projetos. Embora a PBS transmita uma programação 

de rede nacional, via satélite, para todas as emissoras públicas, elas têm autonomia para 

exibir ou não a programação oferecida. Essas emissoras, aliás, podem até comprar 

programação de outras emissoras, e não apenas da PBS. 

Esse sistema aparentemente complexo, possui inúmeras vantagens quando se pensa no 

mosaico que são as TVs não comerciais brasileiras. Aqui, ao contrário da Inglaterra, existe 

uma profusão de canais locais e regionais, ligados a governos de estados, prefeituras, 

fundações e entidades, que atendem pelos mais diversos nomes, mas que, em última 

instância são mantidos, na totalidade ou em grande parte, com verbas públicas. Some-se a 

esses canais os chamados comunitários e os pertencentes, nos diversos níveis, aos Poderes 

Legislativo e Judiciário, a exemplo das TVs Assembléia, Câmara, Senado e do Canal da 

Justiça. 

Cada um desses canais tem programação voltada para a sua audiência específica. O que 

não significa que não possam exibir programação de qualidade envolvendo educação, 

cultura e cidadania. A dificuldade maior reside nos horários e recursos para tanto. Se a 

programação for descentralizada, cada canal podendo programar de acordo com sua 

conveniência, e os custos rateados, todas as emissoras não comerciais poderão se 

beneficiar. 

A exemplo do que acontece com a PBS, uma entidade nacional, seria a responsável pela 

centralização e distribuição dos programas, que viriam das mais diversas regiões e 

emissoras. Para ter acesso a esta programação, cada emissora não comercial teria que pagar 

uma taxa, que seria coberta a partir de apoios culturais e doações dos  seus telespectadores, 

mediante campanhas. A fim de que todo o processo fosse o mais transparente possível, cada 

emissora, para poder aceitar doações, precisaria contar com um conselho composto por  

telespectadores, para auxiliar na fiscalização do processo. 

Essa medida visa a fazer com que as  emissoras de TVs, para participarem do processo, 

sejam efetivamente não-comerciais. Vale dizer: não visem lucro, pois no Brasil, sob o 

rótulo de emissoras não comerciais estão abrigadas desde igrejas eletrônicas até tele-

shoppings. 



 12 

A diversidade das emissoras que utilizam, indevidamente, o título de educativas e 

culturais, aliás, é um dos problemas que qualquer proposta séria de TV não-comercial   terá 

que enfrentar. Esta distorção tem origem no  viciado sistema que marca a concessão de 

canais de TV entre nós. Concessões que, na maioria das vezes, acabam se transformando 

em moeda de troca política. Não é por acaso que grande parte das fundações que detêm 

concessão para TVs e rádios educativas no Brasil pertençam a parlamentares, ex-

parlamentares, líderes políticos ou religiosos.  

Sem compromisso com a finalidade educativa e cultural de suas emissoras, esses 

senhores fazem de tudo para tirar proveito próprio destas concessões. Razão pela qual 

leiloam o espaço, transformando-o também em tribuna para defender seus interesses e 

atacar adversários. 

Exemplo eloquente desta distorção acontece em Minas Gerais, com as chamadas 

afiliadas da Rede Minas (Fundação TV Minas Cultural e Educativa)1 Detalhe: a Rede 

Minas, das emissoras educativas e culturais brasileiras, é a que possui maior número de 

afiliadas. Emissora geradora com  21 anos de existência,  conta com uma programação séria 

e de qualidade. Programação que chega a 600 dos 853 municípios mineiros graças a rede 

própria de transmissores e  também às chamadas emissoras afiliadas. 

Essas afiliadas, num total de 65, recebem, de graça, para exibição, a programação da 

emissora.  Num país rico e desenvolvido como os Estados Unidos, isto seria impensável.  

No Brasil, mais especificamente em Minas Gerais, é razão para permanentes dores de 

cabeça para os dirigentes da estatal e para o Governo do Estado, que a mantém.  

Não satisfeitos em receberem a programação, os dirigentes da maioria das afiliadas 

querem que a TV Minas os remunere e ainda exigem que o Governo complemente-lhes a 

receita com cotas de patrocínio, que tanto podem  ser  através de publicidade de empresas 

estatais como de qualquer outro expediente. 

 Na administração Eduardo Azeredo (1996-2000), essa complementação foi fixada em 

R$ 2 mil/mês por emissora. Mesmo assim, muitas delas transmitiam apenas  parte da 

programação da TV Minas, vendendo espaço para fins alheios aos de uma emissora 

educativa e cultural. Como monitorar cada uma das afiliadas é tarefa difícil e demandaria 

recursos que a TV Minas não dispõe, a única maneira para saber o que acontece é através 

                                                                 
1 Para uma relação completa destas afiliadas, consultar o site www.redeminas.com.br 



 13 

da reclamação dos telespectadores. Reclamação que  acaba não  tendo consequências, pois 

os governos jamais demonstram vontade em coibir esse tipo de ação. Assim, os 

telespectadores saem duplamente perdendo: deixam de ter acesso a programas de qualidade 

e ainda acabam  financiando emissoras que nada possuem de culturais e educativas. 

Mas não é só neste aspecto que o modelo da PBS poderia em muito contribuir para 

avanços significativos na TV Pública no Brasil. Se nos Estados Unidos existe uma cultura 

no que se refere a doações às emissoras públicas por parte de empresas e entidades, aqui 

este processo poderia acontecer, valendo-se  das leis de incentivo  já existentes. 

Na medida em que a produção de conteúdo é o item mais claro no custo de qualquer 

emissora de TV, bastaria incluir nas leis de incentivo à cultura (municipais, estaduais e 

federal) que todo espetáculo que contasse com verba pública teria, obrigatoriamente, que 

poder ser exibido nas emissoras sem fins lucrativos. Naturalmente a exibição estaria 

condicionada a fatores que não prejudiquem seus realizadores.  

A propósito de espetáculos e de cultura, a parceria entre a Rede Pública de Televisão e 

documentaristas brasileiros, o chamado DOC TV1 é uma iniciativa interessante que, em 

parte, guarda semelhanças com a atuação da PBS junto aos produtores independentes. 

Porém, o processo, ainda incipiente, precisa ser ampliado, envolvendo não só vídeos, mas a 

produção televisiva como um todo, a exemplo de teledramaturgia, programas de música,  

humorísticos, séries infantis etc. 

À escassez de recursos destinados às emissoras não comerciais no Brasil se soma outro 

problema que a experiência da PBS pode, em muito, contribuir para solucionar. Trata-se da 

pulverização de gastos. A criação de canais não-comerciais como o Futura, mantido por 

entidades empresariais em parceria com a Rede Globo, e a STV, mantida pelo Serviço 

Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) poderiam ter seus programas, bem como os 

recursos a eles destinados, voltados para as emissoras educativas existentes. Em maior ou 

menor grau, ambos são exemplos de falta de visão. Problema agravado, no caso do Canal 

Futura, pela intenção de setores do empresariado, capitaneado pela Rede Globo, de minar 

as emissoras não comerciais. Até o momento, as concessões para o funcionamento desses 

                                                                 
1  O DOCTV é um projeto do Ministério da Cultura, em parceria com a ABEPEC e  a Associação Brasileira 
de Documentaristas. O projeto está na segunda edição. Para maiores informações, acessar o site 
www.ministériodacultura.gov.br 



 14 

dois canais envolvem apenas transmissão fechada, mas ambos têm feito sucessivas gestões 

para conseguir exibição também em canal aberto. 

Nem tudo são flores para a PBS. Como outras emissoras públicas no resto do mundo, 

sabe que não pode contar com verbas governamentais, defronta-se com a ameaça da perda e 

audiência e deixa a desejar no que se refere a comunicar seus valores para os 

telespectadores. Some-se a isso que não têm sido poucas as investidas do governo Bush no 

sentido de tentar enquadrá-la. 

Se esses aspectos são polêmicos, a competência das emissoras da PBS para educar 

crianças adultos e incentivar ações comunitárias é indiscutível. A maioria dos  seus 

programas possui um website (www.pbs.org) com informações adicionais, incluindo links, 

textos e pesquisas relacionadas com a temática abordada. Trata-se do maior “ponto org” do 

mundo, recebendo até 10 milhões de acesso por dia, num total de 135 mil páginas de 

informação. Vale acrescentar, ainda, que a PBS mantém sites específicos para crianças, 

país, famílias e reciclagem de professores. 

  Num país das dimensões do Brasil, com as carências educacionais que se conhece e 

tendo a TV o poder que tem, estimular o modelo não comercial não é apenas uma postura 

política correta. É condição indispensável para se pensar seriamente no futuro. 

 

Conclusão 

Emissoras como a BBC e a PBS deixam nítida a necessidade de todos os países 

contarem com serviços não comerciais de televisão. Emissoras que possam oferecer 

informação e entretenimento livres de pressões governamentais ou corporativas.  

Ocasionalmente, tanto a BBC quanto a PBS têm sido vítimas de ameaças por parte 

de governos conservadores, que acenam-lhes com censuras ou mesmo cortes de 

financiamentos. O apoio que têm recebido da população reflete, no entanto, a percepção  do 

papel e missão dessas emissoras. 

No Brasil, não foi possível, até o momento, criar-se uma cultura em torno das TVs 

não comerciais. A hegemonia das grandes redes privadas é tamanha que o assunto, entra 

governo, sai governo, continua marginalizado ou, como preferem os mais céticos, 

prudentemente esquecido. 



 15 

Está passando da hora, portanto, da TV pública integrar a agenda nacional de 

prioridades. A experiência da PBS, bem mais flexível  e próxima da realidade brasileira, 

pode ser um referencial interessante. 

 
 
Referências bibliográficas 

 
CARMONA, Beth (org.) O desafio da TV pública: uma reflexão sobre sustentabilidade e 
qualidade. Rio de Janeiro.  TVE Rede Brasil, 2003. 
 
 LEAL FILHO, Laurindo. A melhor TV do mundo. O modelo britânico de televisão. São Paulo, 
Summus,1997. 
 
JAMBREIRO, Othon. A TV no Brasil do século XX. Salvador, EDUFBA, 2002.  
 
RINCÓN, Omar (org.) Televisão pública: do consumidor ao cidadão. Equador, Friedrich-Ebert-
Stiftung. Proyecto Latinoamericano de  Medios de Comunicacíon, 2002.  
 
 
 
 

   
 
 
 
 
 
 

  
 


