
 A QUESTÃO DO PETRÓLEO E O REPÓRTER ESSO 
 

Luciano Klöckner 
 

RESUMO: A exploração do petróleo norteou muitas das ações realizadas no mundo. A finalidade 
básica deste artigo é apresentar alguns aspectos de como isso ocorreu na América Latina, em especial 
no Brasil, onde as multinacionais, por intermédio de programas de rádio e publicidade paga nos jornais, 
tinham por objetivo pressionar politicamente os governantes, desestabilizando eventuais campanhas 
nacionalistas como, por exemplo, “O Petróleo é Nosso”, ocorrida nos anos 50. Em vista disso, 
patrocinavam diversos produtos da mídia, entre eles radionovelas e radionoticiosos, como O Repórter 
Esso, retransmitido em 60 emissoras de 15 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, 
Cuba, Estados Unidos, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, 
Uruguai e Venezuela), muitos deles com petróleo no subsolo. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito 
(CPI) foi instaurada no Congresso Nacional, após a morte do presidente da República, Getúlio Vargas, 
justamente para investigar as atividades políticas das grandes empresas de petróleo e a relação com os 
meios de comunicação brasileiros. 
 
Palavras-chave:  petróleo – multinacionais – trustes – comissão parlamentar de inquérito – O 
Repórter Esso 
 
  

1. O petróleo e os meios de comunicação 

A ligação entre o Repórter Esso e a campanha “O Petróleo é Nosso”, deflagrada 

durante o segundo mandato do Presidente Getúlio Vargas, não está apenas no nome do 

noticioso. Também não se encontra, unicamente, no patrocínio direto da Standard Oil, uma 

das principais organizações mundiais do setor de prospecção e de beneficiamento de petróleo. 

A relação pode estar nos objetivos do noticiário, cuja primeira característica expressa em seu 

Manual era a de bem informar os brasileiros sobre os principais fatos do momento.  

No episódio debatido pelo Congresso sobre a exploração de jazidas de petróleo por 

empresas estrangeiras, o Esso assumiu posição: desconsiderou o principal assunto discutido 

nos anos 50. O noticiário, conforme foi possível verificar nas gravações existentes, não fez 

qualquer menção ao assunto, nem contra e nem a favor. Assim, a “imparcialidade” e a 

“neutralidade” estiveram ausentes do Esso, que se posicionou através da exclusão, pois uma 

das principais questões nacionais da época foi suprimida dos noticiosos. Ao contrário, os 

demais informativos da Rádio Nacional, durante o período em que se discutia a 

nacionalização do petróleo em 1952, veicularam, devido a essa campanha, em números 

absolutos, 750 mil linhas, ou seja, 8,2 milhões de palavras, contra a média de 533 mil a 678 

mil linhas, equivalente a 5,8 milhões a 7,5 milhões de palavras, dos anos de 1951, 53, 54 e 55.  

 No entanto, se as notícias sobre o setor petrolífero brasileiro eram filtradas no Esso, 

alguns acontecimentos relacionados à nacionalização do petróleo em outros países eram 

liberados e veiculados sem problemas. Um desses casos foi o do Irã, onde um movimento 

liderado pelo primeiro-ministro Mohammed Mossadegh lutou até conseguir nacionalizar a 

exploração do petróleo do país. Entretanto, num segundo momento - período em que a notícia 

foi divulgada no Esso - a posição do premier ficava cada vez mais difícil de ser sustentada 



devido à pressão exercida pelos conglomerados ingleses e norte-americanos, com apoio dos 

governos dos seus respectivos países. 

 Alguns veículos e/ou programas ignoraram a disputa devido à censura (interna e 

externa), outros silenciaram por comprometimento direto com uma das partes ou divulgaram 

as informações, levando em conta apenas o próprio ponto de vista. Neste período, o difícil era 

obter uma informação isenta, imparcial ou neutra de qualquer uma das partes, o que 

demonstra os grandes interesses envolvidos com o petróleo no Brasil e no mundo. 

É provável que a campanha “O Petróleo é Nosso” constituiu-se em uma destas 

situações em que as notícias relacionadas com o assunto apresentaram múltiplas versões nos 

veículos de comunicação social, ligadas a uma ou outra corrente política, ficaram 

bipolarizadas entre nacionalistas e antinacionalistas ou foram suprimidas.  

 A busca do controle e da posse desta matéria -prima mobilizou as principais nações, 

gerando inimizades eternas entre países e motivando golpes e contragolpes. No livro, O 

petróleo: uma história de ganância e poder, publicado em 1994, o professor de Harvard 

Daniel Yergin conta uma parte desta história, em que governos foram depostos, revoluções 

eclodiram, ocorreram sabotagens e chantagens e muitas pessoas foram mortas. Os meios de 

comunicação de massa também se engajaram na guerra de informações sobre o petróleo, 

oriunda das questões políticas e estratégicas, apresentando argumentos e contra-argumentos 

ou, simplesmente, eximindo-se de divulgar notícias sobre o assunto. 

Em O petróleo do Brasil: traição e vitória , editado em 1957, de Lourival Coutinho e 

de Joel Silveira, são relatados detalhes desta luta e feitas revelações sobre como se 

comportaram os meios de comunicação de massa neste período. No caso brasileiro, as 

injunções políticas, o excesso de matéria -prima bruta no mundo e a pressão das empresas 

estrangeiras sobre o governo retardaram a descoberta do petróleo. Em novembro de 1938, o 

primeiro poço, em Lobato, no Recôncavo baiano, começou a operar. Só dois meses depois, 

em 21 de janeiro de 1939, é que os jornais publicaram a notícia. 

 As primeiras pesquisas ocorreram em 1918, em Alagoas, na região de Riacho Doce,  

sem sucesso. Na Bahia, desde 1933, já se conhecia a existência de petróleo. No entanto, o 

técnico Victor Oppenheim, contratado pelo Ministério da Agricultura para analisar a 

viabilidade da exploração, concluiu pela  inutilidade da prospeção, por inexistir petróleo em 

Lobato, na Bahia. O laudo do técnico estrangeiro deflagrou um complexo debate sobre a 

existência de petróleo no Brasil, que se estenderia até a criação da Petrobrás em 1953. A 

questão dividiu os políticos, os técnicos e as autoridades do governo, mantendo, porém, 



unidas as grandes empresas internacionais exploradoras de petróleo, denominadas, na época, 

de trustes. 1  

A forma de ação destas organizações internacionais repetia -se de um país para o 

outro. Um dos modelos de exploração mais conhecidos foi o da United Fruit, com atuação 

específica na América Latina. A empresa norte-americana instalou-se primeiro na Guatemala, 

onde se dedicava a exploração do plantio de bananas para exportação. Posteriormente, 

estendeu suas ações para Cuba, Honduras, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Colômbia e 

Jamaica. Aos poucos, transformou-se num estado autônomo dentro da Guatemala, 

concentrando o monopólio das comunicações e de outros serviços básicos. 

  Era um procedimento usual dos conglomerados internacionais atuar para que as 

informações partissem de uma única fonte e não houvesse o contraditório. Conforme 

COUTINHO e SILVEIRA (1957: 35-36), as informações distribuídas aos países em que os 

conglomerados instalavam-se, através das agências de publicidade que serviam “aos 

monopólios, são notícias deformadas e quase sempre caluniosas”. Ou quando não o são, 

transmitem a impressão de “neutralidade”, de “imparcialidade”. 

 A estratégia das grandes multinacionais de petróleo era simples: enquanto 

exploravam as jazidas dos países colonizados, preservavam as reservas nas suas nações de 

origem. A Standard Oil, por exemplo, maior empresa petrolífera dos Estados Unidos, 

conservava intocada boa parte do petróleo de sua propriedade em sólo norte-americano. Ao 

mesmo tempo, extraía o produto na Venezuela  por um preço menor, enviando-o aos Estados 

Unidos para refino. A operação completava-se quando a Standard revendia o mesmo petróleo 

-  agora  refinado - aos venezuelanos, mas  a valores mais elevados. 

 O modo de agir dessas empresas nunca se dissociou da vontade do Estado, 

confundindo os interesses de um e de outro. Em The Florestal Diaries,  Walter Millis  

descreve a política externa norte-americana de extração do petróleo bruto em outros países. 

“Dada a diminuição rápida das reservas americanas de petróleo e o aumento também rápido 

do consumo, seremos obrigados a procurar novas jazidas fora do país”, adverte 2. 

De acordo com MILLIS, de 1939 a 1946, as reservas  mundiais  de  petróleo  

aumentaram  em 60%, ao passo que  as  prospecções  americanas  não  aduziram às dos 

Estados Unidos mais de 6%. O declínio na exploração interna estimulou o governo norte-

americano a convocar as empresas à prospecção de  petróleo fora dos Estados Unidos. 

                                                 
1  Organizações de grande poder econômico, cujas características eram a interferência interna nos países onde se instalavam, 

modificando também as relações da sociedade local.  Truste é o monopólio que aglutina a propriedade de diversas 
empresas e seus co-participantes convertem-se em acionistas de uma grande empresa comum. É diferente de cartel, que se 
constitui numa organização monopolista, em que várias empresas independentes põem-se de acordo sobre preços, 
condições de venda, dividem o mercado e fixam preço, etc. (MONIZ BANDEIRA, 1979: 2)  

 2MILLIS, Walter.  The  Florestal  Diaries,  citado  por  COUTINHO  e  SILVEIRA (1957: 94-95). A obra foi publicada após a 
morte do ex -secretário de Defesa dos Estados Unidos no governo de Harry S. Truman, James Florestal. 



Entretanto, a maneira como esta exploração ocorreu motivou o Senado a criar, em 

1945, uma comissão especial, para investigar o assunto. Entre os convocados a depor estava o 

conselheiro de Petróleo do Departamento de Estado norte-americano, Charles Rayner, que 

apresentou uma análise dos interesses petrolíferos americanos no mundo e da proteção 

diplomática dispensada a esses interesses desde a Primeira Guerra. 

De acordo com Charles Rayner, desde 1934, a curva de novas descobertas dentro dos 

Estados Unidos começou a cair de forma constante, por isso, “o Departamento de Estado 

apoiou ativamente os esforços dos interesses petrolíferos dos Estados Unidos para obter e 

consolidar concessões no exterior.” (COUTINHO e SILVEIRA, 1957: 98-99) 

 Em outro testemunho, o vice-Presidente da Gulf Oil Corp, Charles W. Hamilton, 

confirmou o incentivo do governo norte-americano às companhias dedicadas à procura de 

petróleo no exterior. Em várias ocasiões, conforme o depoimento de Hamilton, representantes 

do governo dos Estados Unidos recomendaram à indústria de petróleo norte-americana que 

gostariam de vê-la  expandir-se para o exterior e procurar reservas e possibilidades de 

petróleo em países estrangeiros. 

O vice-presidente da Gulf Oil Corp revelou que a primeira vez em que essa 

recomendação chegou ao seu conhecimento foi em 1920, quando representantes de sua 

indústria foram chamados a Washington e aconselhados a sair para o exterior e obter petróleo. 

“Desde então, a indústria do petróleo tem sido encorajada em numerosas ocasiões a procurar 

obter novos campos petrolíferos em países estrangeiros”, afirmou Hamilton. Os depoentes 

enalteceram a importância estratégica do petróleo para as principais nações e a sua influência 

nos conflitos mundiais. 

“A Segunda Guerra Mundial foi e continua sendo uma guerra baseada no petróleo. A 
guerra atual provou amplamente que a estratégia militar e a capacidade industrial para 
operações militares contínuas podem ser medidas em termos de possibilidades de 
suprimentos de petróleo.” (SILVEIRA E COUTINHO, 1957:99) 
 

 Durante os trabalhos da Comissão do Senado norte-americano, o Brasil é citado pelo 

advogado geral da Standard Oil of  New Jersey, Edward F. Johnson, como reserva em 

potencial de petróleo. De acordo com o depoimento de Johnson: “O Brasil é considerado 

como um objetivo muito provável para a descoberta de petróleo em grandes quantidades. 

Entretanto, o governo do Brasil não parece favorável à participação de estrangeiros na 

indústria de petróleo desse país, isto é, participação de estrangeiros na produção e comércio 

do petróleo.”  Na época, vários decretos do governo brasileiro proibiam a venda de 

depósitos ou terras minerais a estrangeiros. Foi assim em 1931, em 1934 e 1937. Em 1934, a 

legislação tornou obrigatória a concessão de autorizações de lavra somente a cidadãos 

brasileiros. Em 1937, a obrigatoriedade da venda de ações de companhias de minérios 



somente a cidadãos brasileiros entrou na Constituição. Um ano depois, a lei estabeleceu que 

não poderia  haver propriedade privada sobre depósitos de petróleo e de gás mineral. 

Apesar da legislação proibitiva, o representante da Standard Oil insistia que as 

empresas norte-americanas podiam explorar petróleo no Brasil. “Acreditamos que a indústria 

americana de petróleo pode ser muito útil ao Brasil se for autorizada a participar do 

desenvolvimento de sua produção de petróleo”, defendeu Johnson em seu depoimento, 

revelando que: “o Departamento de Estado tem sido inteiramente cooperativo”. 

 As conclusões do Senado produziram impacto negativo na opinião pública norte-

americana por atestarem o protecionismo dos Estados Unidos às empresas exploradoras de 

petróleo, além de tornar público o uso de métodos de persuasão antes de ser acionado o “uso 

da força”, também deixava implícita a possibilidade de recorrer a essa.  

O documento do Senado norte-americano concluiu que: “(...) a diplomacia norte-

americana nos países estrangeiros protege os interesses trustes desde a Primeira Guerra 

Mundial, (...) que o governo norte-americano estimula a exploração de petróleo em países 

estrangeiros, (...) que a segurança do país está sempre na dependência do petróleo, (...) que os 

trustes não teriam conseguido nunca fincar pé em terras alheias sem o apoio diplomático do 

governo norte-americano, (...) que alguns conselheiros de petróleo, na sua maioria homens de 

negócios, estiveram no Brasil para adquirirem, inclusive, várias extensões de terra, e (...) que 

é confessado, por fim, que o Departamento de Estado tem tentado por todos os meios ajudar 

as companhias de petróleo que operam no Brasil, mas sem resultado. Por isso mesmo, poderá 

usar de outros processos sem a utilização da força”. A última frase do documento revelou que 

o uso da força constava no rol dos processos de pressão que poderiam ser utilizados se não 

houvesse solução favorável as companhias de petróleo e ao governo norte-americano. 

  

2. O contexto histórico dos anos 50 no Brasil 

Modernização é a palavra mais falada e ouvida nos anos 50. O final da Segunda 

Guerra consagra um tempo político democratizante, com o fim da ditadura do Estado Novo e 

da censura. A liberdade política é obtida, ainda, em meados dos anos 40 com a eleição de um 

novo presidente. No ano seguinte, uma nova Constituição. A notícia e a opinião têm seus 

conceitos retificados e dão substância ao papel dos veículos no encaminhamento de questões 

políticas e institucionais. Nos anos 50, o Brasil  está com 50 milhões de habitantes, seis 

milhões de eleitores e uma taxa de analfabetismo de 70 %. 

A década começa com um novo veículo de comunicação: a televisão, que associa a 

imagem ao som, numa dimensão reduzida em relação ao cinema, mas ampliada em relação ao 

rádio. Na área política, Getúlio Vargas, após um período auto-exilado na fazenda Itu, em São 

Borja, no Rio Grande do Sul, voltava ao poder pelo voto direto. Em pouco mais de quatro 



anos, saiu do auto-exílio, foi aclamado pelo povo, retornou ao poder e, pressionado, se 

suicidou, em 1954.  

O mundo vivia sob o clima de beligerância. Os comunistas haviam atravessado o 

paralelo 38, começava a Guerra da Coréia, que se estendeu até 1953. Era perceptível 

vislumbrar apenas dois horizontes ideológicos básicos: o livre mercado, fomentado pelo 

capitalismo, e o socialismo, amparado pelo comunismo. Havia uma polarização bem 

delineada; de um lado, os Estados Unidos; do outro, a União Soviética. Em 1956, numa 

demonstração de força, a União Soviética esmaga a rebelião anticomunista da Hungria e, três 

anos depois, Fidel Castro vence a revolução cubana. 

Economicamente, as superpotências se dedicavam ao controle das fontes de petróleo. 

Em nível nacional, as notícias tratavam da fundação da Petrobrás. No entanto, alguns 

telegramas noticiavam a exploração petrolífera, mas somente em outros países. Ao final da 

década, soviéticos e norte-americanos realizaram os primeiros ensaios para a conquista do 

espaço, numa representação do que havia se transformado a Guerra Fria: um esquadrão de 

pesquisadores a desenvolver tecnologias de ponta e um batalhão de espiões a tentar descobrir 

os segredos do adversário. A conquista do espaço representava, entre outras coisas, o 

desenvolvimento de foguetes capazes de atingir, com ogivas nucleares, outros continentes, 

ameaçando a segurança das duas principais nações da Terra. 

A então União Soviética lança o primeiro satélite artificial do mundo, em 1957: o 

Sputnik I. E, no mesmo ano, manda o primeiro ser vivo rumo ao espaço: a cachorrinha Laika. 

O Repórter Esso sai do estúdio: transmite, direto do Campo Santo, de Pistóia, na Itália, em 

1951, o toque de silêncio. Naquele local, foram sepultados os pracinhas brasileiros mortos na 

tomada de Monte Castelo, na Segunda Guerra Mundial.  

O rádio percebe que terá que disputar a audiência com a televisão. O novo veículo, 

numa primeira fase, transfere, praticamente, a programação radiofônica para o vídeo. O rádio 

perde ou é obrigado a compartilhar profissionais com a TV, que ainda tem uma programação 

incipiente e pouco ameaçadora(ALMEIDA, 1988, p. 18). Para se adequar aos novos tempos, 

as emissoras de rádio começam a desenvolver programas de modo a aproveitar a mobilidade 

do veículo e o baixo custo de produção, bem superior na TV.  

Exemplo da migração do rádio para a TV ocorreria com o próprio Repórter Esso.  

Em  quatro de maio de 1952, estrearia na TV Tupi do Rio de Janeiro (Canal 6), O Seu 

Repórter Esso, que permaneceu no vídeo até 31 de dezembro de 1970, portanto, por 18 anos. 

Da mesma forma que o noticioso radiofônico, o Esso, na TV, era transmitido, além da TV 

Tupi, por outras emissoras: TV Difusora, de São Paulo; Itacolomi, de Belo Horizonte;  TV 

Piratini, de Porto Alegre; TV Itapoã, de Salvador; e TV Vitória, de Vitória. 

A Globalização, nos anos 50, se reflete na industrialização como um todo. No jornal 

impresso, as linotipos, com velocidade tradicional de três linhas por minuto, saltam para 12, 



30, 75, 120, 700 linhas por minuto. Nos anos 60 e 70, o aperfeiçoamento das máquinas é cada 

vez maior: é possível atingir até 10 mil linhas por minuto com o Linofilm, equipamento à 

base de válvulas de raios catódicos. Em seguida, o computador comandaria a indústria gráfica 

ao compor textos de maneira cada vez mais ágil, com linhas adequadamente justificadas e 

hifenizadas (BAHIA, 1990b:188). 

O modelo chegará, aos poucos, ao rádio e à televisão, quando o complexo elétrico e 

manual – que subsistiu até 60/70 e, em alguns casos, até os anos 80 –, começa a mudar. Os 

empresários da área percebem que a modernização significa economia de espaço, de tempo, 

de máquinas, de pessoal, de material e de modelo produtivo. É uma fase também de 

endividamento das empresas de comunicação, pois os equipamentos, em sua maioria, são 

importados. Em 1957, por exemplo, é incorporado à TV, o videoteipe, e são realizadas as 

primeiras experiências com antenas de microondas para transmissões entre Rio e São Paulo, 

onde estavam concentradas as principais emissoras de televisão. 

Havia a iminência de um Terceiro conflito mundial, pois além do erguimento do 

muro de Berlim, da Guerra da Coréia e da troca de acusações da diplomacia dos Estados 

Unidos e da União Soviética, houve o ataque de caças soviéticos a um avião britânico.  O 

principal assunto foi a disputa petrolífera anglo-iraniana.  

Também esteve em pauta a espionagem, com legislação específica de alguns países, 

no sentido de punir a traição de quem não denunciasse a atividade de espiões. Em nível 

nacional, a questão dominante na Imprensa, nos anos 50, foi a da criação da Petrobrás, 

embora não apareça em nenhum dos noticiários localizados. As edições do noticiário 

começaram a difundir notícias locais, de eventos com dimensões regionais e, aparentemente, 

de interesse relativo para a população (Semana do Gado em Viçosa, fila de promoção para 

jornalistas, prefeito homenageado por alunos por concessão de matrículas). 

Porém, o tema que predominou, no noticiário, em meados da década de 50, foi o 

suicídio do presidente Getúlio Vargas. As edições extraordinárias se multiplicaram como 

durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos que precederam e deram 

seguimento à morte de Vargas estabeleceram um clima apreensivo e de elevada tensão. 

Nos Estados Unidos, em 1951, a Federal Trade Comission investigou denúncias 

sobre o controle exercido pelas grandes empresas sobre a imprensa. Sete anos depois, os 

resultados dessa investigação foram utilizados e divulgados por professores da Universidade 

de  Harvard,  em  trabalho intitulado Free and a Responsible Press.  Em suas conclusões, eles 

afirmam que: “a sociedade norte-americana se tornava semitotalitária pela concentração  

capitalista  dos  meios  de comunicação do pensamento” (SODRÉ, N., 1977: 459 a 468). 

Também no Brasil, quase ao final dos anos 50, o controle das grandes empresas norte-

americanas sobre a imprensa nacional preocupava alguns parlamentares e autores brasileiros,  



interessados em  desvendar como ocorria essa influência (COUTINHO E SILVEIRA, 

1957:504).  

 Em vista disso, foram instaladas, no Congresso Nacional, várias comissões de 

inquérito. Tanto o conteúdo da carta-testamento de Getúlio quanto às conclusões dos 

deputados denunciaram o poder político dos trustes. O texto da carta-testamento de Vargas 

expõe, além da denúncia de golpe contra as instituições brasileiras, um exemplo de 

contrapropaganda, ao admitir que “forças e interesses contra o povo” estariam agindo de 

forma desumana sobre um Presidente da República, acusando-o até chegar ao insulto, e 

caluniando um governo, sem dar qualquer possibilidade de defesa. 

 As últimas palavras, escritas pelo Presidente Getúlio Vargas, revelam a pressão, que, 

para ele, se tornou insuportável. O fato, de acordo com Sodré (1977: 498), demonstra a 

potencial fragilidade dos governos e da própria imprensa do Terceiro Mundo, suscetíveis, 

algumas vezes, às pressões de países mais desenvolvidos. No Brasil, primeiro, a imprensa foi 

castigada pelo oficialismo do Estado para depois se deparar com a estratégia dos países 

desenvolvidos, rotulados como imperialistas. 

 O Brasil, que vivia o início do capitalismo, ainda apresentando traços da escravidão e 

da República Velha, não ficou alheio aos acontecimentos do mundo. Pela vastidão territorial e 

pelo ponto estratégico, ocupado na América Latina, logo passou a interessar aos norte-

americanos. A passagem da imprensa artesanal à industrial, de pequena à grande, num país 

que engatinhava, como o Brasil, se deu também sob a manipulação de informações. A maioria 

das famílias brasileiras se atualizava na revista Seleções Reader’s Digest, que divulgava 

artigos produzidos nos Estados Unidos, conforme o ideal do governo. Isso ocorria, quando 

vigia a Constituição de 1946, que proibia a estrangeiros  a  propriedade  de  empresas  de  

comunicação no  Brasil. Também as  agências  de  notícias  como  a  Associated  Press (AP) – 

maior do mundo – e a United Press Associations (UPA), depois UPI, transmitiam,  sem  

problemas,  para o Brasil,  as  informações  de  cunho  ideológico  norte-americano. 

Nesse particular, observa-se que a Globalização se impunha pelas práticas dos 

grandes conglomerados econômicos, ao se instalarem em países menos desenvolvidos, que 

estruturavam o seu poderio, com base no estabelecimento de modelos predeterminados. A 

Imprensa (jornais, revistas e o rádio, inicialmente) não ficou livre desses modelos, adotando-

os como forma de se adaptar ao ritmo mundial, imposto pelas grandes nações do mundo.  

 No Brasil, em 1951, o Presidente Getúlio Vargas volta ao poder, sucedendo ao 

General Eurico Gaspar Dutra, e administra o confronto interno entre os partidários do 

nacionalismo e do antinacionalismo. A maioria dos jornais brasileiros abastecidos de anúncios 

por agências de publicidade norte-americanas ataca o Presidente Vargas – defensor da 

exploração estatal do petróleo e com o propósito de criar a Petrobrás. 



Em defesa do Governo, Samuel Wainer funda o jornal Última Hora, do Rio de 

Janeiro, financiado com verba do Banco do Brasil. A publicação, posteriormente, seria  

editada,  também,  em São Paulo,  no Rio Grande do Sul e em  outros  Estados. 

 Em clima de Guerra Fria, os comunistas seguiam a linha de Moscou e concentravam 

as críticas nos abusos dos imperialistas. A Lei da Petrobrás foi bandeira de luta dos 

comunistas brasileiros, contrários desde o início a uma empresa mista de petróleo. Através de 

várias publicações, lançaram campanha para desacreditar os nacionalistas moderados, 

tachando-os de “entreguistas disfarçados”. As empresas internacionais de petróleo eram alvos 

excelentes para a propaganda nacionalista extremada (SKIDMORE, 1992: 129 e 130).  

 A pressão da denominada grande imprensa contra os planos nacionalizantes de 

Getúlio Vargas permanecia forte, mas a Última Hora ganha espaço dos seus concorrentes no 

Rio de Janeiro (O Globo e Jornal do Brasil) e também em São Paulo (O Estado de São 

Paulo). O poder das agências de publicidade estrangeiras sobre as publicações nacionais é 

muito grande. Os Meios de Comunicação de Massa da época abrigam empresas do porte da 

Standard Oil of New Jersey (Esso Brasileira de Petróleo), The Sidney Ross, Coca-Cola, 

Johnson & Johnson, Atlantic, Colgate-Palmolive, The Eno Scott – todas norte-americanas, 

além da inglesa Shell. 

 O lobby maior, no entanto, era da Standard Oil. Segundo o jornalista Genival Rabelo, 

a empresa reuniu, em 1953, as autoridades brasileiras para dizer que não estava de acordo 

com a política do monopólio estatal do petróleo. E advertia: “se as autoridades brasileiras 

insistissem, a Esso faria uma intensa campanha publicitária, podendo, inclusive, depor o 

governo” (A GUERRA..., 1966: 4). 

No caso específico de O Repórter Esso, observa-se, em primeiro lugar, que um 

conglomerado petrolífero mundial, como a Standard Oil Company, com interesses 

diversificados pelo globo, aliou-se a uma agência noticiosa (UPA, posteriormente, UPI), 

criando um noticiário radiofônico (e depois televisivo) com supervisão de uma agência de 

publicidade própria, a McCann-Erickson, montando uma estratégia para anunciar os seus 

produtos, associar credibilidade da notícia à empresa e difundir propaganda ideológica. 

Embora O Repórter Esso tenha praticamente ignorado o fato, a criação da Petróleo, na 

Rádio Nacional – pertencente ao governo – ocorreu ocorreu o oposto. A produção de 

matérias, em 1952, foi muito superior aos outros anos 3. Foram redigidas 749.554 linhas ou o 

equivalente a 8.245.094 palavras. Conforme o livro da Rádio Nacional, o referido ano foi 

atípico devido à campanha nacionalista do petróleo, a que “durante seis meses a Rádio 

Nacional se dedicou”.  Em 1951, foram produzidas 533.309 linhas (igual ou equivalente a 

5.866.399 palavras); em 1952, 749.554  linhas ou  8.245.094  palavras;  em 1953, 636.472  

                                                 
3  A contagem foi feita de 1951 a 1955. 



linhas ou  7.001.192  palavras; em 1954,  637.661  linhas  ou  7.014.271  palavras; e, em  

1955, 678.647  linhas  ou  7.465.117  palavras. 

 Apesar das ameaças, o projeto terminou votado e a Petrobrás criada em 3 de outubro 

de 1953, mas, ocupando a presidência da estatal Juraci Magalhães, considerado o inimigo 

número um da recém-nascida empresa. Sob seu comando é que foi feito um levantamento no 

País, através do geólogo norte-americano Mr. Link, que concluiu pela não-existência de 

petróleo, à exceção do Recôncavo Baiano. 

 Ainda em 1953, O Globo liderou campanha contra o diário de Samuel Wainer. O 

jornal denuncia que a Última Hora usufruía de financiamentos oficiais, o que era verdade. A 

prática, aliás, também era seguida pelo próprio O Globo e pelos Diários Associados. Assis 

Chateaubriand, dirigente dos Diários, descobre que Samuel Wainer não é brasileiro e sim 

bessarabiano. Como as empresas de comunicação somente podiam ser dirigidas por 

brasileiros natos, os jornais, de um lado e de outro, polemizam a questão. 

 Outro projeto de Getúlio Vargas que controla a remessa de lucros para o exterior, não 

fica impune. Gera outra controvérsia. A imprensa brasileira trava uma guerra de informações, 

fomentada pelas verbas publicitárias das empresas norte-americanas. Num primeiro momento, 

a pressão redunda no pedido de licença do Presidente Vargas para culminar com o suicídio 

em 24 de agosto de 1954. 

 

3. A criação da CPI para investigar as atividades políticas da Esso e da Shell 

Em 1957, três anos após a morte do Presidente Vargas, em 29 de julho, a Câmara dos 

Deputados instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as 

atividades políticas dos grupos Esso e Shell no Brasil. O período mais visado foi durante a 

campanha para nacionalizar a exploração do petróleo. A Comissão foi presidida pelo 

deputado Luthero Vargas, filho do ex-Presidente Getúlio Vargas, e tinha como relator o 

deputado Dagoberto Salles. Integravam ainda a CPI os seguintes parlamentares: José Joffilly, 

Gabriel Passos, José Miraglia e Adolfo Gentil. 

Na mesma época e pelo mesmo motivo, a Standard respondia a um processo nos 

Estados Unidos. O Presidente Dwight Eisenhower, temendo futuros problemas, ordenou a 

suspensão do processo contra as companhias acusadas de participar do cartel internacional do 

petróleo (A GUERRA...,  1966: 4). 

 No Brasil, a Comissão realizou os trabalhos, comprovando a ligação da McCann-

Erickson com a Esso, desde 1935, e a distribuição de verbas destinadas, de forma 

praticamente exclusiva, aos veículos que se posicionaram a favor da multinacional e contra a 

nacionalização da exploração do petróleo. A Esso Standard do Brasil era a principal cliente da 

agência, despendendo 25 milhões ao ano para a publicidade em jornais, revistas e estações de 

rádio. Na CPI, o presidente da McCann, Armando de Moraes Sarmento, admitiu que “o 



Repórter Esso no rádio e, hoje, na televisão são os veículos básicos para a propaganda da 

Esso”. 

 A McCann Erickson norte-americana, com sede em Nova Iorque, detinha 65% do 

capital da McCann brasileira. No Brasil, a agência administrava 340 milhões de cruzeiros 

anuais, distribuídos em campanhas publicitárias de empresas norte-americanas instaladas no 

País, como a GM, Anderson Clayton, Kollynos, entre outras. Em 1956, esta quantia equivalia 

a 5% do total de publicidade no Brasil, próximo a 9 bilhões de cruzeiros, o que fazia da 

McCann a maior agência de publicidade do País. 

 A conclusão da CPI dos Grupos Esso e Shell, Projeto de Resolução nº 190, ocorreu 

em 21 de janeiro de 1959, com publicação nas páginas 793 a 799, do Diário do Congresso 

Nacional, de 30 de janeiro do mesmo ano. Na época, cinco companhias estrangeiras (Esso, 

Shell, Atlantic, Gulf e a Texas) detinham 99% do mercado de distribuição de combustíveis. 

 Os jornais da grande imprensa ignoraram a Comissão. A revista Novos Rumos, de 7 

de setembro de 1962, na contracapa, tratou da CPI em que depuseram o presidente da 

McCann-Erickson Publicidade S.A., Armando Morais Sarmento; o presidente da Esso, 

Maurice Willians Johnson; o representante geral da Shell, Harold Winter Atcherley e um ex-

funcionário de ambas as empresas, Epitácio Cao Vinagre. A matéria aborda o Inquérito 

Parlamentar que apurou as atividades dos trustes de petróleo no Brasil. 

Naquela época, a empresa de publicidade, que mantém sede em Nova 
Iorque, onde estão 65% das ações, distribuía anualmente 300 milhões de 
cruzeiros na propaganda de diversas firmas norte-americanas aqui 
instaladas. Sua principal cliente era a Standard Oil Company, que passou 
a chamar-se, em nossa terra, Esso Standard do Brasil4. Chamados a depor 
perante a CPI, viram-se os dois personagens atrapalhados para explicar a 
distribuição da publicidade da Esso dirigida apenas aos órgãos de 
imprensa contrários ao monopólio estatal do petróleo, suborno e 
corrupção que, gaguejantes e confusos, acabaram por confessar 5. 

 

 Do relatório final da Comissão, constam seis capítulos: 1) as considerações 

preliminares; 2) a Lei no 2.004 e as companhias petrolíferas; 3) o Conselho Nacional do 

Petróleo e as companhias distribuidoras; 4) as companhias distribuidoras e o relacionamento 

com a imprensa; 5) os departamentos de relações públicas das companhias; e  6) as 

conclusões6. As conclusões da CPI fortaleceram algumas suspeitas dos parlamentares: 

 

A  opinião  popular  pode  também  ser bastante influenciada  através  da  
propaganda. Os modernos métodos dessa propaganda, acessíveis 

                                                 
4  Segundo  o  Jornal  de  Debates, de 9 de janeiro de 1953, nº 342, p. 7, a mudança de nome de  Standard Oil Company of  
Brazil, para Esso Standard do Brasil ocorreu a partir do dia 1º de janeiro de 1953. 
5 A revista Novos Rumos, de  7  de  setembro  de  1962,  na  página  4,  trata  do    Inquérito Parlamentar, para apurar as 
atividades antinacionais dos trustes de petróleo no Brasil. 
6 No trabalho, analisam-se  dois  tópicos: o relacionamento das companhias com a  imprensa  e  o  funcionamento  do  
departamento  de  relações  públicas. Os demais itens se referem a procedimentos técnicos sobre formação de preço e 
distribuição de combustível. 



preferencialmente ao poder econômico, constituem,  sem dúvida, 
poderosa arma de ação política, capaz de influir de maneira decisiva nas 
deliberações do poder público.[...] e as lacunas legais possibilitam aos 
grupos econômicos o exercício da efetiva censura no  noticiário  dos  
meios  de  divulgação. Cumpre ainda mencionar que a via  da  corrupção,  
infelizmente, é  tão  atual  na  nossa  vida política [...] (CONGRESSO 
NACIONAL, 1959: 794) 7. 

 

 No relatório final, os parlamentares defendem uma estrutura legal que coíba as 

interferências do poder econômico na área política e confirmam o poder dos “trustes 

petrolíferos” no Brasil. A Comissão tratou, também, dos valores envolvidos em transações do 

gênero e da repercussão em outros países. 

 No item seis, do capítulo primeiro do relatório, são explicados quais os setores que 

foram investigados, sendo que o “a” analisou as atividades que influenciaram a opinião 

pública ou as autoridades, com o objetivo de obter privilégios e vantagens. Também foram 

objeto da investigação as concessões, dadas à Standard Oil, através da Companhia Geral de 

Petróleo Pan-Americana, em 1934, em Ribeirão Claro, no Paraná, para a prospecção de 

petróleo em quatro mil hectares, e que terminaram caducando. 

 Os deputados lembraram no quarto capítulo (Companhias Distribuidoras e a 

Imprensa), que o artigo 160 da Constituição Federal vedava a propriedade de veículos da 

imprensa nacional a estrangeiros. Mas observaram que o propósito era parcialmente atendido, 

“pois foi menosprezado o fator econômico que, por si só, pode transformar, sob certos 

aspectos, a liberdade de imprensa em conceito vazio de significado”. Os parlamentares se 

referiam justamente à distribuição de verbas por parte das agências aos veículos que melhor 

lhe aprouvessem.  

 Deste modo, muitos veículos e jornalistas da época temiam a retirada da publicidade 

de uma grande companhia, pois ameaçava o emprego destes e a própria sobrevivência da 

empresa jornalística. Estabeleceu-se uma espécie de censura interna em que alguns assuntos 

eram “esquecidos”, para não causar problemas. Não foi certamente o caso do Diário de 

Notícias, de Orlando Ribeiro Dantas, do Rio de Janeiro, que atacava a política da Standard Oil 

no Brasil e teve os anúncios retirados em 1957. Os deputados sustentaram que, se o objetivo 

da publicidade era a promoção dos produtos e não fazer política – conforme garantira, no 

depoimento à Comissão, o presidente da Esso, Maurice Willians Jonhson – , como explicar a 

interrupção de publicidade, por um ano, ao Diário de Notícias, o matutino de maior 

circulação no Rio de Janeiro naquela época? 

 A Comissão também se surpreendeu com o valor gasto pela Esso e pela Shell em 

publicidade, para vender combustíveis, que, em 1956, alcançou 31 milhões de cruzeiros. 
                                                 
7 Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as atividades políticas dos grupos Esso e Shell no Brasil, Diário Oficial 
do Congresso Nacional, Brasília. 
 



Conforme o relatório, a finalidade precípua do anúncio comercial é o aumento dos lucros 

conseqüente do incremento do volume de vendas.  

 O relatório final da CPI também trata das agências de publicidade, observando que, 

enquanto os veículos jornalísticos são controlados pelo artigo 160 da Constituição Federal, o 

mesmo não ocorre com elas, “que exercem decisiva influência sobre a imprensa e os meios de 

divulgação”.  Conforme o documento, o presidente da McCann-Erickson, Armando de 

Moraes Sarmento, esforçou-se para explicar, “contra a esmagadora evidência dos dados 

estatísticos”,  que as verbas publicitárias da Esso eram distribuídas com base em critérios 

puramente técnicos  de  circulação  e  penetração, mas, de acordo com os dados apresentados: 

“Há uma inegável polarização causada por fatores políticos. Os bem aquinhoados são 

justamente os que com mais violência e mais repetidamente se empenham em campanhas 

contra a política nacionalista do petróleo” (CONGRESSO NACIONAL, 1959: 798) . 

Os jornais que recebiam da Esso, via agência, em 1956, e estavam contra a política 

nacionalista de exploração do petróleo, eram, no Rio de Janeiro, o Correio da Manhã, Diário 

da Noite, O Globo, Tribuna da Imprensa, O Dia, Jornal do Brasil e Luta Democrática. Em 

São Paulo, O Estado de São Paulo , A Gazeta, Folha da Manhã, Folha da Tarde, Diário de 

São Paulo , Diário da Noite, O Dia, A Hora e Diário Popular. Duas exceções: a Última Hora 

e o Correio Paulistano que, apesar da orientação nacionalista, recebiam verba da Esso. O 

relatório ressalta ainda que: 

 

Como grandes clientes, as distribuidoras exercem forçosamente notável 
influência sobre as agências de publicidade, levando-as também a seguir 
os mesmos critérios na colocação das verbas de outros clientes. Esse 
efeito de arrastamento canaliza a maior parcela da importância total gasta 
em publicidade, mais de 9 milhões de cruzeiros em 1957, para órgãos de 
divulgação dispostos a colaborar na defesa dos interesses dos trustes, e 
subtraindo a viabilidade econômica aos que persistam em posição de 
independência (CONGRESSO NACIONAL: 798). 

 

 No capítulo que trata exclusivamente do departamento de Relações Públicas, foram 

apresentados os seguintes dados: em 1956, a Shell gastou quase 6 milhões de cruzeiros (Cr$ 

5.987.852,40) com esse departamento, sendo Cr$ 2.677.000,00 de  folha  de  pagamento  e o 

restante, várias despesas. A Esso, no mesmo ano,  gastou, nessa rubrica,  17 milhões de 

cruzeiros (Cr$ 17.234.750,00), sendo a parcela restante referente a salários igual a Cr$ 

6.363.356,80. Nos depoimentos, os representantes das duas empresas disseram que o 

departamento de Relações Públicas era totalmente independente dos departamentos 

Comercial e de Vendas. 

 O presidente da Esso, Maurice Williams Johnson, definiu, assim, as finalidades do 

Departamento de Relações Públicas: “Explicar a companhia ao público; explicar as intenções 



e a maneira de agir da companhia porque toda grande companhia, às vezes, é mal-entendida. 

Desejamos esclarecer ao público as nossas intenções”. 

 Ao final deste item, consta uma observação dos deputados estranhando que, para 

defender o “bom nome das companhias e esclarecer as intenções junto ao público”, as duas 

empresas gastem 23 milhões de cruzeiros anuais, mais do que o dobro da verba à disposição 

do CNP. Segundo o relatório, “esse dinheiro é desembolsado pelo consumidor, figurando 

como Despesas Gerais na composição do preço da gasolina e demais derivados”. 

 Apesar da inquirição aos responsáveis, os deputados não conseguiram descobrir o 

modus operandi dos departamentos, justificando que as pessoas são escolhidas e treinadas 

para proteger o bom nome das companhias. Entretanto, depôs na comissão um ex-funcionário 

das duas empresas, Epitácio Cao Vinagre, que trabalhou no Departamento de Relações 

Públicas. No depoimento, ele foi categórico, afirmando que o “objetivo precípuo desses 

departamentos é nitidamente político”. Para isso, segundo ele, as empresas pagam almoços, 

jantares, entre outras coisas.  

 Quanto à publicidade, o ex-funcionário informou que o objetivo era influenciar a 

opinião pública e, por conseguinte, o Congresso e o Governo. Os contatos eram feitos 

diretamente com os responsáveis pela política nacional da área petrolífera e junto a eles eram 

desenvolvidas várias ações. Entre elas, a preocupação de fazê-los amigos da Esso e da Shell, 

colocá-los em associações de classe como o Lyons e o Rotary  e, assim, trazê-los à confiança 

e à confidência. O principal público das empresas era o staff do governo e do Congresso, além 

dos diretores de jornais. 

 A estratégia dos departamentos de Relações Públicas era editar house organs, 

elaborar matérias positivas sobre diversas instituições da sociedade (bombeiros, fuzileiros 

navais, Política Militar, etc.) e distribuí-las a um público seleto. A leitura dessas revistas 

incutia não só a idéia de que as gasolinas da Shell e da Esso eram de qualidade superior, mas 

que entregar a exploração do petróleo à Shell e à Esso era melhor para o Brasil. A Esso 

publicava as seguintes revistas: Revista Esso, Esso Oilways, Esso Agrícola, Petróleo no 

Mundo, entre outras, com gastos estimados em mais de 6 milhões de cruzeiros.  

 Com base num documento apresentado à CPI por Cao Vinagre e assinado por Henry 

Farquarson, da Shell, os parlamentares concluíram que as duas empresas ofereciam vantagens 

aos políticos, para obter o que queriam no País.  

  Para o presidente da McCann-Erickson, Armando de Moraes Sarmento, o objetivo 

não era confrontar uma lei no Congresso, mas esclarecer a opinião pública, “porque havia 

informações inverídicas sendo veiculadas por inúmeros órgãos e emissoras de rádio, de forma 

que pareceu aconselhável que a Esso fizesse aquelas afirmativas constantes dessas 

publicações”. A CPI concluiu que: 

 



As provas colhidas e a evidência circunstancial são suficientes para 
caracterizar inequivocamente os intuitos latentes dos departamentos de 
RP das companhias petrolíferas, transbordantes dos objetivos meramente 
comerciais para os do campo político. Seria ingenuidade esperar amplas e 
detalhadas confissões dos responsáveis. Dentro do processo democrático e 
do espírito cristão de nosso povo, que repele a violação de consciências e 
os atentados contra a dignidade da pessoa humana, essas confissões são 
praticamente impossíveis de serem obtidas. Por isso mesmo, a formação 
de um juízo com finalidade de orientação política administrativa e 
econômica, por parte dos poderes políticos, não poderia estar 
condicionada ao mesmo nível de provas exigidas no Judiciário 
(CONGRESSO NACIONAL, 1959: 798).  
 

 

 Também foi anexado ao relatório da CPI um sumário, trimestral, redigido em inglês e 

traduzido para o português, de três páginas-ofício, sobre a situação no País, feito 

possivelmente pelo departamento de Relações Públicas das companhias petrolíferas. Nele, 

consta a situação do Brasil, nos meses de abril a junho de 1949, informando que o País vivia 

uma deterioração, mas não oferecia perigo. Os brasileiros se mostravam muito apáticos e 

havia um declínio geral nos negócios, especialmente na agricultura, que “continua a se 

apresentar pobre”. Estava aumentando a dependência do Brasil em relação aos Estados 

Unidos na balança de pagamentos.  

 No aspecto político, o relatório indicava que o governo do Presidente Dutra estava 

hesitante em enfrentar o indignado nacionalismo, mesmo depois de ter visitado o Presidente 

Truman nos Estados Unidos. Conforme o documento, “era preciso muita habilidade 

diplomática norte-americana para colocar as coisas novamente nos trilhos”. Sobre as eleições 

que se realizaram em 1950, o relatório citava o ex-presidente Vargas como “sendo a grande 

força por trás dos bastidores”, mas que um dos candidatos deveria ser o Governador de São 

Paulo, Adhemar de Barros. 

 O sumário trata também da Lei do Petróleo em tramitação no Congresso Nacional, e 

que o assunto permanece sendo explorado pelos políticos “profissionais”, reconhecendo que 

os pequenos grupos de técnicos norte-americanos, contratados pelo CNP, prosseguiam em 

pesquisas “sem qualquer esforço em explorar o petróleo no Brasil em escala geral e ampla”. 

Quanto à Lei do Petróleo, um dos trechos do documento garantia que todos os partidos eram 

contra a concessão às companhias estrangeiras e que a campanha do “Petróleo é Nosso” 

obrigou a Standard Oil a fazer uma declaração pública na crença das possibilidades das 

reservas brasileiras de petróleo e o desejo de cooperar com os brasileiros nesta exploração. 

 Os relatórios eram feitos, de três em três meses, pelos departamentos de Relações 

Públicas, e encaminhados à matriz das empresas nos Estados Unidos. Embora a CPI tenha 

concluído os trabalhos, a notícia não foi publicada nos jornais da denominada “grande 

imprensa” e nem saiu no Repórter Esso. A última edição do noticioso foi ao ar em 1968, 

quando o noticiário já perdia em “credibilidade” e apresentava-se antiquado para a época. 



 No entender de Caparelli (1980: 63), essa “força de pressão” dos anunciantes sobre os 

conteúdos da grande imprensa é circunstancial. O mais importante, para ele, é que a ideologia 

dos empresários da imprensa tradicional está muito próxima, ou se confunde com os valores, 

interesses e comportamentos dos grupos que dominam a economia. A verdade é que, tanto um 

quanto o outro, pertence à mesma classe dominante, que usa da imprensa ou da publicidade 

para reproduzir as condições de sua situação hegemônica. Quando um meio de comunicação 

procurar iluminar um pouco mais os mecanismos desse poder, através da crítica ou da 

denúncia, passa a não receber publicidade. 

 Às vezes, esse mecanismo não funciona e são usadas outras formas de sensibilização 

da sociedade. Foi o que ocorreu depois da campanha nacionalista deflagrada contra as 

multinacionais,  estereotipadas,  na  época,  de  trustes. Em 1955, a  Esso instituiu o  Prêmio  

Esso  de  Jornalismo  que  foi  “produto  de  uma  estratégia  de  marketing  para  melhorar  a  

imagem  da  Esso  no  Brasil. A empresa havia  liderado  a  campanha antinacionalista 

contrária à exploração de petróleo no País. O Prêmio foi  um  grande  incentivador  da  

reportagem, tornando-se  sinônimo  de  matéria  bem  feita”  (CASSOL, 1997: 170). 

A luta pelo petróleo foi e é globalizada. Tota (2000: 42 e 46) lembra, em várias 

passagens, a preocupação das empresas petrolíferas dos Estados Unidos, ao citar o caso da 

Standard Oil. Nelson A. Rockefeller visitava periodicamente os países da América Latina, 

entre eles, México, Guatemala e Venezuela, detectando a possibilidade de problemas graves, 

com movimentos antiamericanistas. Além disso, no fim dos anos 20, navios da Standard Oil 

se envolveram em conflitos, na China, com o Japão. Em 1937, um navio armado, que protegia 

navios-tanque da Standard, foi atacado por japoneses, tornando tensas as relações dos Estados 

Unidos com o Japão. Impedido de atuar na Europa e Ásia, devido à ocupação nazista e à 

própria política de neutralidade do presidente Roosevelt, coube a Rockefeller atuar de forma 

mais incisiva na América Latina, visando tornar a sua economia mais competitiva. 

 O rádio, conforme Tota (2000: 94), foi um dos pontos-chave da Política da Boa 

Vizinhança e para a americanização da sociedade brasileira, a partir dos anos 40 até 50. Os 

estereótipos do estilo de vida norte-americano se difundiam ainda no cinema e nos anúncios 

das revistas. O ideal desenvolvimentista, embutido nas máquinas sempre mais modernas, 

expostas pela publicidade, induziu a um novo comportamento geral. Os novos inventos, como 

a televisão, trazem a imagem até os domicílios. O rádio tinha, tecnologicamente, um forte 

concorrente. Os programas migram para o novo meio. Os novos ventos causam, no Brasil e 

em boa parte da América Latina, mudanças nos governos. As autoridades simpáticas às 

políticas ditatoriais foram, aos poucos, substituídas por lideranças consideradas progressistas 

e democráticas. 

 

 



Fontes consultadas  

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. v. I e II. São Paulo: Ática, 1990. 
BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil: Dois séculos de história. Rio de Janeiro: Civilização 
Brasileira, 1973. 
____. Cartéis e desnacionalização: a experiência brasileira: 1964-1974.   Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 
1979. 
CAPARELLI, Sérgio. Comunicação de massa sem massa. São Paulo: Cortez Editora, 1980. 
CASSOL, Ivone.  Prêmio Esso e as transformações da reportagem: uma reflexão sobre a reportagem e o 
jornalismo impresso nos últimos 40 anos na Região Sul. Dissertação de Mestrado apresentada na Faculdade dos 
Meios de Comunicação Social,  da PUCRS. Porto Alegre:  1997. 
COPELAND, W. Winston.  Manual  radionoticioso  de la United Press en  America Latina. Buenos Aires: United 
Press Associations, 1944. 
COUTINHO, Lourival e SILVEIRA, Joel.  O petróleo do Brasil traição e  vitória. Rio de Janeiro: Livraria Editora 
Coelho Branco, 1957. 
DIÁRIO OFICIAL DO CONGRESSO NACIONAL. CONGRESSO  NACIONAL. Brasília, 30 de janeiro de 1959.. 
DOMINGUES, Heron.   Rádio Nacional: 20 anos de liderança a serviço do Brasil (1936-1956). Rio de Janeiro: 
Rádio Nacional, 1956. 
KUCINSKI,  Bernardo  (org).   Petróleo:  contratos  de  risco  e  dependência.  São Paulo: Brasiliense, 1977. 
LOBATO, Monteiro. O escândalo do petróleo e ferro. São Paulo: Brasiliense, 1959. 
______ . Comunicação mundo: história das idéias e estratégias. Petrópolis:  Vozes, 1994. 
MILLS, C. Wright. A elite no poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. 
NOSSO SÉCULO BRASIL.  A era de Vargas (1ª e 2ª partes). São Paulo:   Editora Abril, 1980. 
RABELO, Genival. A guerra continua. Revista Brasil Semanal. São Paulo, ano I, nº 17, janeiro de 1966, p. 4. 
REVISTA NOVOS RUMOS. Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1962, p. 4. 
REPÓRTER ESSO. Instruções básicas para a produção do Repórter Esso no  rádio: orientação geral e sugestões 
para as estações de rádio, locutores e  a United Press. Rio de Janeiro: McCann-Erickson, 1957. 
____. Manual de produção. Rio de Janeiro: United Press International, 1963. 
SKIDMORE, Thomas. Brasil:  de  Getúlio a Castelo (1930-1964). São  Paulo: Paz e Terra, 1992. 
SODRÉ, Nelson W.   História  da  imprensa  no Brasil. Rio de Janeiro:  Graal, 1977. 
_____. Síntese  da  história  da cultura brasileira. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1970. 
TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São 
Paulo: Companhia das Letras, 2000.. 
VICTOR, Mário.    A   batalha   do    petróleo    brasileiro. 3. ed.   Rio de  Janeiro:  Civilização Brasileira, 1993. 
WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. Rio  de Janeiro: Record, 1987. 
YERGIN, Daniel.  O petróleo:  uma  história de ganância, dinheiro e  poder.  2. ed. São Paulo: Scritta, 1994. 

 

 
 

 
 

 


