
FLÁVIO SABBAGH ARMONY

O JORNALISMO POLÍTICO

LONGE DA IMPARCIALIDADE:

a cobertura das eleições de 2002 na região Sudeste

RIO DE JANEIRO

2004



O JORNALISMO POLÍTICO LONGE DA IMPARCIALIDADE:

a cobertura das eleições de 2002 na região Sudeste

Flávio Sabbagh Armony

Trabalho apresentado no X Sipec – Sudeste no dia 

8  de  dezembro  de  2004  na  mesa  temática  1: 

Comunicação, Poder e Política na Universidade do 

Estado do Rio de Janeiro.

RIO DE JANEIRO

2004



X SIPEC – SUDESTE

ARMONY, Flávio Sabbagh. O jornalismo político longe 

da imparcialidade: a cobertura das eleições de 2002 na 

região  Sudeste.  19  p.  Rio  de  Janeiro:  UERJ,  2004. 

Trabalho apresentado no X Sipec – Sudeste.

Rio de Janeiro
2004



RESUMO

A partir da década de 50, os jornais brasileiros foram abandonando o modelo francês, que 

haviam escolhido como base para seu jornalismo, e se aproximando do modelo estadunidense. 

A ditadura militar (1964-1985) funcionou como um catalisador para este processo e as mídias 

brasileiras deixaram de expressar sua opinião política com clareza e passaram a adotar uma 

postura “imparcial”, salvo alguns que não escondem sua postura em relação à política e aos 

candidatos em época de eleição.

Porém, essa imparcialidade reclamada está apenas na forma. Quando se faz uma análise do 

conteúdo desses veículos, verificam-se os interesses e objetivos de cada um desses jornais. 

Este trabalho propõe uma análise da cobertura das eleições presidenciais de 2002 pelos jornais 

da região Sudeste do país buscando descobrir o que está por trás do discurso supostamente 

imparcial e objetivo dos jornais, os motivos que os levaram a prestigiar um ou outro candidato 

e a forma de disfarce desse apoio.

Palavras-chave: jornalismo político; imparcialidade; cobertura das eleições de 2002

ABSTRACT

A major change in the Brazilian model of journalism has been happening since the 50’s: the 

French model, used by that time, was changed by the American one. The military dictatorship 

(1964-1985) has accelerated this process and the Brazilian media stopped expressing their 

political views in a clear way to adopt an “impartial” attitude, except for some of them that do 

not try to hide their opinions about politics and candidates in electoral periods.

However, this so claimed impartiality is only stated. As we analyze these media contents, we 

notice  their  concerns  and  objectives.  This  paper  proposes  an  analysis  over  the  Brazilian 

presidential polls in 2002 by the newspapers of the Southeastern region of Brazil to figure 

what lies beneath their supposedly impartial and objective discourse, the reasons that took 

them to support one or other candidates and how this support has been disguised.

Keywords: political journalism; impartiality; 2002 presidential polls coverage



1. INTRODUÇÃO

A história do jornalismo no Brasil, assim como a história do próprio país, é marcada 

por grandes solavancos e guinadas em seus rumos. Desde o início, a imprensa brasileira tinha 

um caráter mais regional devido à grande extensão territorial  do país e à quase nenhuma 

integração que aqui existia.

Nesse  contexto,  o  jornalismo  surge  e  se  desenvolve  aproveitando  um  modelo 

francês,  em que cada veículo tinha como função expressar o seu ponto de vista  sobre as 

questões em voga, inclusive sobre a política. Nos anos 50, os jornais seguiam linhas políticas 

definidas, defendendo partidos de situação ou oposição, conforme sua tendência. A maioria 

dos jornais era, entretanto, conservadora e particularmente de oposição ao governo de Getúlio 

Vargas (até 1954) e de seu herdeiro político, o presidente João Goulart. Nesse tempo, o jornal 

de Samuel Wainer, a Última Hora, era a voz que se levantava em favor do getulismo, não 

abrindo  mão  desta  posição  mesmo  quando  seu  editor-chefe  discordava  das  medidas  do 

governo.

Esta situação começou a mudar com Assis Chateaubriand. Com a criação de uma 

agência  de  notícias,  os  Diários  Associados  passaram  a  ter  de  se  focalizar  menos  nas 

particularidades  locais  para divulgar  as notícias nacionais  unificadas pela  agência.  Assim, 

seus  jornais  perderam  um  pouco  do  tom  político  para  ganhar  um  aspecto  pasteurizado, 

uniforme. Ainda assim, persistiam os outros, de acordo com cada linha política.

O golpe militar de 1964, que ocorreu com grande influência dos Estados Unidos, 

tratou de acelerar o processo de “pasteurização” do jornalismo brasileiro. A Última Hora saiu 

das mãos de Wainer e jornais como o Diário Carioca e o Correio da Manhã sucumbiram às 

sanções e censuras do governo enquanto Chatô foi obrigado a se desfazer de suas televisões. 

O modelo  americano passou a  ser  adotado e  alguns  veículos  aderiram imediatamente  ao 

governo militar, enquanto outros passaram a combatê-lo. No ano seguinte, viu-se surgir um 

novo império: as Organizações Globo.

A partir de então, sucessivos atos do governo implicaram o fechamento de diversos 

jornais. Com a concessão da  TV Globo garantida a Roberto Marinho, elegeu-se um novo 

Cidadão Kane. Em 1967, o presidente Costa e Silva baixou um decreto-lei (número 236) que 

“limitava a cinco o número de estações de televisão que poderiam pertencer ao mesmo grupo 

privado: três estações regionais e duas nacionais” (MORAIS, p.674). Dessa forma, Chatô teve 

de desfazer-se de suas televisões espalhadas pelo país  enquanto a  Globo funcionava com 

5



contratos de retransmissão. Carlos Lacerda foi cassado e viu seu jornal perder espaço; Samuel 

Wainer teve sua prisão decretada após o AI-5 e vendeu a  Última Hora, que tivera sua sede 

incendiada  em primeiro  de  abril  de  1964 (ARMONY,  p.  229),  para  o  grupo Folha,  que 

interrompeu sua circulação no fim da década de 80; Niomar Moniz Sodré Bittencourt fechou 

o Correio da Manhã em 1969 após ser presa e ter sua redação invadida pelos militares. A TV 

Excelsior e o Diário Carioca também fecharam suas portas nessa época.

De 1969 a 1974, a repressão cultural acentuou-se. A televisão, principalmente a TV 
Globo, tornou-se transmissora da ideologia do Estado: as novelas, distração maior da 
classe média e do povo, mostravam o mundo das relações interpessoais isento das 
contradições sociais;  os seriados norte-americanos transmitiam uma mensagem do 
gênero conto de fadas: o mal sempre era punido pelo bem. A TV Globo, que surgiu 
em 1965, impunha o padrão global de qualidade: uma forma técnica aprendida nos 
Estados Unidos e a ausência de ênfase aos conteúdos que denotavam uma temática 
brasileira.  A  imagem  de  tudo  que  corria  bem  era  veiculada  em  todo  o  Brasil 
(SEIXAS, p. 11).

O fim da censura,  na década de 80, poderia significar a volta da diversidade na 

imprensa  nacional.  Porém,  todos  os  grandes,  agora,  estavam do mesmo lado.  No Rio de 

Janeiro, O Globo, Jornal do Brasil e O Dia, e em São Paulo, Folha de S. Paulo e O Estado de 

S.  Paulo adotaram  posições  conservadoras,  normalmente  levantando  a  bandeira  da 

imparcialidade.  As exceções ficaram por  conta do  Jornal  do Brasil,  que apoiou Fernando 

Henrique Cardoso contra Lula nas eleições presidenciais de 1998 (em editorial) e do Estadão, 

que foi pró-Serra em 2002.

6



2. O JORNALISTA SUBJETIVO

Quem nunca ouviu uma chamada na televisão anunciando “a cobertura precisa dos 

fatos”, ou “um jornalismo imparcial”? Essa é hoje a máxima do jornalismo brasileiro. Um 

jornalismo que diz reportar “somente os fatos”. Mas até que ponto isso é possível? Como 

pode alguém ser tão objetivo a ponto de excluir-se de seu próprio texto?

A pretensão da imparcialidade nas nossas latitudes é, em princípio, tão utópica quanto 
a da objetividade. Em todas as longitudes. Objetiva só mesmo a máquina, quando 
funciona. O homem jornalista é subjetivo até no momento de colocar uma vírgula no 
meio do período. Do profissional  da comunicação tem é de se exigir honestidade 
(CARTA).

Como diz Mino Carta, o ser humano não pode abster-se de si mesmo na hora de 

escrever um texto. Já que tudo que é visto é visto por um observador que tem subjetividade, 

um mesmo fato pode chegar a dois indivíduos de formas diferentes. A informação passa por 

diversos filtros que podem mudar completamente suas histórias, como os filtros da linguagem 

(entendendo-se linguagem como todo recorte da Realidade, verbal ou não-verbal) de que se 

utilizará, fatalmente, todo jornalista – que é um sujeito que carrega seus códigos e leitura de 

mundo.

Diz o professor Mohammed ElHajji:

A  centralidade  do  fato  lingüístico  em todos  os  sistemas  de  conhecimento  e  nas 
próprias relações sociais e humanas leva, naturalmente, a questionar a possibilidade 
de apreensão pura e fiel do real, assim como o mito da objetividade nos processos 
comunicacionais, já que, como afirma Humberto Maturana, “tudo que é dito é dito 
por um observador”1, logo, por um sujeito ele mesmo discursivamente construído. Ou 
seja, tudo que dizemos ou observamos é apenas uma reconstrução simbólica-sígnica 
do fato em si que, de qualquer maneira, não nos é permitido acessar imediatamente 
(sem inter-mediação), na medida que o nosso pensamento ou até nosso inconsciente 
são estruturados pela língua (ELHAJJI, p. 121-122).

1 MATURANA, Humberto. Da biologia à psicologia. Artes Médicas, apud ELHAJJI (2002).

7



3. A IMPARCIALIDADE RECLAMADA

Durante o período de campanha para as eleições presidenciais  de 2002, o Iuperj 

analisou a cobertura dos candidatos pelos principais jornais da região Sudeste. O instituto 

pesquisou entre os dias 20 de fevereiro e 27 de outubro as reportagens positivas, negativas e 

neutras sobre os concorrentes segundo seus próprios critérios e, de uma forma ou de outra, 

essa pesquisa foi utilizada pelos jornais para reclamar sua imparcialidade.

O mais evidente foi o Jornal do Brasil com a reportagem “JB é o mais imparcial do 

Rio”. Diz a matéria: “Na análise, o JB teve índices de matérias neutras [70%] muito superior 

ao de reportagens  positivas  ou negativas a  qualquer  candidato”.  Além do  JB,  a  Folha,  o 

Estadão, O Globo e O Estado de Minas foram analisados. Isso demonstra, não só a pretensão 

da imparcialidade pelos jornais, mas o axioma de que esse é o desejo da população. Apesar 

disso tudo, fontes internas me garantiram: o candidato do JB era Ciro Gomes.

Sobre a mesma pesquisa, publicou o jornal O Globo:

A pesquisa indica que os três jornais citados [O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado 
de S. Paulo] mostram tendência semelhante. Nos dados mais recentes, referentes ao 
intervalo entre os dias 7 e 20 de agosto, as três publicações deram mais reportagens 
sobre  Ciro  Gomes,  que  foi  seguido  por  José  Serra  e  Luiz  Inácio  Lula  da  Silva. 
Garotinho foi o menos citado nos três jornais.

 

O título da reportagem: “Pesquisa mostra equilíbrio dos jornais na eleição”. Ela foi 

escrita após a acusação do candidato Anthony Garotinho de estar recebendo pouco espaço na 

mídia. Ainda nesta reportagem, o cientista político Marcus Figueiredo tenta justificar o fato 

de José Serra, então terceiro colocado nas pesquisas, ser o candidato mais citado: “Ele é o 

candidato do presidente. Isso garante seu peso político”.

Deu na Folha, em 21 de julho: “De 20 de fevereiro a 28 de junho, a Folha, segundo o 

instituto [Iuperj], foi, dentre os três jornais de “maior penetração” do país, o que apresentou 

percentual mais elevado de reportagens “neutras” sobre a sucessão presidencial”.

8



4. A COBERTURA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM 2002

A estreita relação entre poder e mídia é, além de tudo, financeira. Em Notícias do 

Planalto, Mario Sergio Conti conta que, como represália às revistas que passaram a atacá-lo, 

Collor suspendeu propagandas oficiais do governo que nelas seriam publicadas. Esta relação 

pode ser atestada por um exemplo ainda mais nítido: em 2002, diversos órgãos de imprensa 

passaram por uma grave crise financeira. A solução encontrada foi  um projeto de lei que 

permitiria a participação de empresas estrangeiras nas companhias de comunicação. O projeto 

estava  em discussão  e  ainda  não  havia  consenso,  quando,  em 1  de  outubro  de  2002,  o 

presidente Fernando Henrique Cardoso assinou a Medida Provisória no 70, que regulamentava 

essa participação, supostamente por pressões do grupo Abril e das Organizações Globo. Com 

isso, FH contrariou um acordo feito entre o governo e a oposição que determinava que o 

projeto seria negociado e votado no Congresso como lei ordinária, conforme confirmou o 

deputado Walter Pinheiro para a revista CartaCapital (FERNANDES (2)).

Mas essa relação tem outras faces. Bob Fernandes explica o suporte da maioria da 

imprensa a José Serra dizendo que a tendência do jornalismo é apoiar quem já está no poder. 

Fernandes cita o jornalista Ricardo Noblat, então no Correio Braziliense, explicando o ataque 

que Ciro Gomes, candidato do PPS à presidência da República, passou a sofrer ao aparecer 

em segundo lugar nas pesquisas eleitorais:

A maioria dos donos de veículos de comunicação quer a vitória de Serra. A maioria 
dos jornalistas se divide entre Lula e Serra. Ciro virou um incômodo para Lula, Serra, 
donos de mídia e jornalistas. O modo como trata os jornalistas piora o tratamento que 
recebe deles. Uma eventual vitória de Ciro obrigaria os jornalistas a renovarem suas 
agendas  de  fontes  de  informação  e  a  voltarem  a  cultivar  fontes  que  já  tinham 
descartado, como o ex-senador Antônio Carlos Magalhães...2

Na mesma reportagem, Fernandes mostra o ataque sofrido por Lula provindo dos 

jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo com a volta do tema MST à pauta.

2 NOBLAT, Ricardo. Carta ao Leitor. Correio Braziliense, 18 ago. 2002 apud FERNANDES (2).

9



A reportagem segue denunciando a omissão da imprensa em relação a potenciais 

escândalos envolvendo José Serra e até o próprio governo.

Percebemos,  assim,  que a  maioria  dos  jornais  apoiou,  ainda que veladamente,  o 

candidato José Serra, excetuando-se o Jornal do Brasil,  que optou por Ciro Gomes. Nesta 

análise, mostraremos como jornais que se diziam imparciais tentaram prejudicar a candidatura 

de Lula e a de Ciro Gomes, sendo que o jornal O Globo mudou o tom de suas reportagens 

conforme as eleições se aproximaram com Lula encabeçando todas as pesquisas, desistindo, 

por fim, de atacar o petista.

4.1. O Globo

A primeira opção do jornal não foi o candidato governista. No início do ano,  O 

Globo publicou reportagens exaltando a melhora na qualidade de vida do estado do Maranhão 

e  deu  grande  destaque  a  Roseana  Sarney,  governadora  do  estado  e  virtual  candidata  à 

presidência pelo PFL, que, segundo as pesquisas, seguiria para o segundo turno contra Lula. 

Porém, investigações federais culminaram com a apreensão de R$ 1,3 milhão em espécie na 

sede da empresa de Jorge Murad, marido de Roseana, o que prejudicou sua candidatura. Desta 

10

FIGURA 4.1: Destaque na reportagem “E a máquina avança”, publicada na 
revista CartaCapital de 18 de setembro de 2002



forma, a governadora abandonou a disputa em abril, forçando O Globo a escolher um novo 

candidato: José Serra, o agora segundo colocado e candidato da situação.

A principal arma contra Lula e, posteriormente, contra Ciro Gomes, foi a alta do 

dólar e a instabilidade do mercado financeiro. Esta questão foi freqüentemente atribuída ao 

fato de o petista estar na frente nas pesquisas eleitorais e de o candidato do PPS ter grandes 

chances de ir para o segundo turno, deixando o tucano José Serra de fora da disputa. As altas 

espasmódicas do dólar ganharam dois apelidos: “efeito Lula” e “efeito Ciro”,  conforme a 

conveniência. Em reportagem no dia 6 de julho, O Globo publicou a seguinte frase: “Segundo 

analistas, os temores de uma vitória do candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da 

Silva, foram intensificados pelo temor a Ciro Gomes” (ELOY). A reportagem justificava uma 

alta  do  dólar  conjugada  a  uma  alta  dos  juros  futuros.  Entretanto,  a  maioria  dessas  altas 

coincidia com vencimentos de parcelas da dívida pública, antecipados de 2004 para o segundo 

semestre  de 2002, justamente na época da eleição,  pela diretoria do Banco Central.  Uma 

explicação: os vencimentos puxam automaticamente o valor da moeda estadunidense para 

cima, já que o governo precisa comprar dólares para pagar as parcelas que estão nesta moeda. 

Assim,  especuladores  correm  para  comprá-la  com  a  alta  certa  e  vendem  logo  após  o 

pagamento.

Ainda sobre este assunto,  O Globo destacou o acordo feito entre o governo e o 

Fundo Monetário Internacional (FMI) para o empréstimo de US$ 30 bilhões que ajudaria o 

país a fechar as contas públicas no fim do ano. O jornal destacou que o valor estava acima das 

expectativas, exaltando a habilidade do governo em negociar. Como conseqüência, o dólar 

caiu. Dois dias depois, a moeda estadunidense volta a subir e o fato é imediatamente atribuído 

à subida de Ciro Gomes nas pesquisas. Tudo na primeira página.

O jornal voltaria a atacar o candidato mostrando suas gafes e descontextualizando 

declarações que poderiam prejudicá-lo. No dia 23 de agosto, publicou na página 4: “TSE 

11

FIGURA 4.1.1: O Globo defende o governo e, dois dias depois, ataca a candidatura de Ciro Gomes.



proíbe Serra de mostrar na TV Ciro chamando um eleitor de burro”.  O Globo poupou o 

trabalho de Serra.

Em  outubro,  o  jornal  admite  a  vitória  de  Lula  e  muda  seu  discurso.  Duas 

reportagens,  publicadas  entre  o  primeiro  e  o  segundo  turno  ilustram  esta  conversão:  a 

primeira, intitulada “Me dê motivos...”, ridiculariza o mercado financeiro devido à alta do 

dólar, tirando do petista a responsabilidade pela instabilidade. Diz:

Primeiro foi Lula. Depois, foi Ciro e, mais tarde, Garotinho. Agora é o fato de o Rio 
de Janeiro ter decidido sua eleição no primeiro turno. Como na letra da música que se 
tornou famosa na voz de Tim Maia, retratando alguém que procurava motivos para ir 
embora,  o mercado financeiro vive buscando uma justificativa para o nervosismo 
(LUANE).

Uma semana antes da eleição, O Globo vai além e atribui uma calmaria do mercado 

às propostas econômicas do PT. Vencida a eleição, as organizações Globo preparam especiais 

sobre a vida do novo presidente, dando a ele caráter de herói do povo.

4.2. Jornal do Brasil

Já o  Jornal do Brasil manteve os ataques ao petista até o fim. Ao contrário de seu 

concorrente carioca, o JB manteve em Lula a responsabilidade sobre as incertezas do mercado 

financeiro. Com seu candidato, Ciro Gomes, fora do páreo, o jornal inclinou-se para Serra. No 

dia  8  de  outubro,  publicou  na  primeira  página:  “FH pede  a  candidatos  clareza  em suas 

propostas”. Na mesma edição, publicou uma chamada de primeira página insinuando que as 

medidas tomadas pelo Banco Central para conter a alta do dólar eram corretas. Neste caso, o 

recurso utilizado pelo JB é sugerir, nas entrelinhas, que a política financeira de Lula não está 

clara e que isso desestabiliza o mercado.

No dia 16 de outubro, faltando apenas onze dias para a eleição, o jornal utiliza-se 

novamente de mensagens subliminares para direcionar o pensamento do eleitor. Publica a 

manchete “EUA já têm plano para caso de moratória brasileira” e, logo abaixo, uma foto de 

12

FIGURA 4.1.2: Lula passa de vilão a herói.



Lula em campanha com a seguinte chamada: “Diferença entre Lula e Serra vai a 32 pontos 

dos votos válidos”.

4.3. Folha de S. Paulo

A Folha seguiu a mesma linha do Jornal do Brasil, mantendo seu apoio ao governo e 

atacando Lula. Já em abril, o jornal publicou: “Petista defende mercado regulado por ação do 

Estado”. Esta reportagem foi feita no início da campanha, antes da moderação no discurso de 

Lula ser amplamente divulgada. Ela sugere, mais uma vez, uma esquerda intervencionista, 

abominada pelo governo FH e pela mídia na época. Uma esquerda estreitamente ligada ao 

comunismo.

Mais tarde, em 27 de setembro, a  Folha publica em seu caderno especial  Eleições 

2002 uma matéria sugerindo que o PT tivesse mentido em sua propaganda eleitoral gratuita. 

13

FIGURA 4.2.1: JB leva leitor a associar vitória de Lula a calote na dívida externa.



O  partido  prometera  a  criação  de  10  milhões  de  empregos,  mas  em  nenhum  momento 

explicou se estes eram com carteira assinada ou não. Como título da reportagem: “PT admite 

ser ‘irreal’ criar 10 milhões de empregos formais”. Apenas no segundo parágrafo, o jornal 

publicou uma declaração do coordenador do programa para geração de emprego e renda do 

PT Antônio Prado: “Não é a nossa expectativa e nós nunca prometemos tal coisa”. Contudo, o 

emprego da palavra admite soa como uma confissão de culpa.

Como sabemos, a linguagem ultrapassa a barreira do que é verbal e, muitas vezes, 

funciona  por  associação  de  imagens.  A  Folha  de  S.Paulo utilizou-se,  como  o  JB,  de 

mensagens subliminares em várias ocasiões para associar a candidatura do PT ao caos e a do 

PSDB à calmaria.

Este é apenas um exemplo de como a diagramação do jornal e a seleção de suas 

propagandas podem influenciar em sua leitura,  pois  a  associação entre  texto e  imagem é 

automática em um ser humano. Portanto, os temas bélicos e caóticos justamente abaixo da 

notícia que anuncia uma possível vitória de Lula no primeiro turno sugerem o mesmo caos 

14

FIGURA 4.3.1: Propaganda de brinquedos de guerra logo abaixo do título sobre Lula (E) seguida de 
propaganda da Barbie abaixo de título sobre Serra dois dias depois. 



para uma vitória do candidato, enquanto a Barbie (cujo slogan é “tudo o que você quer ser”) 

abaixo de Serra e FHC sugere uma vida perfeita na manutenção do PSDB no governo.

Em 12 de outubro, a Folha elogiou, na primeira página, a atuação do Banco Central 

na tentativa de conter o aumento do dólar. Apenas no caderno Dinheiro o jornal esclareceu 

que tais medidas poderiam agravar a recessão do país. Porém, a maioria das pessoas que lê a 

primeira página não chega ao caderno. O jornal manteve o tom agressivo mesmo após as 

eleições. Em sua edição de 31 de outubro, publicou várias notícias criticando o partido, como 

mostrou a revista CartaCapital de 6 de novembro de 2002.

15

FIGURA 4.3.2: Folha associa Lula até a Saddam Hussein.



5. CONCLUSÃO

Como demonstramos acima, a imparcialidade no jornalismo político não é uma meta 

dos meios de comunicação. É apenas uma falácia, uma forma de ludibriar o leitor para que ele 

pense o jornal como um porta-voz da Verdade.

O axioma da imparcialidade vem sendo repetido como uma tautologia a ponto de 

pouca gente ainda questionar se esse é o melhor tipo de jornalismo para a realidade brasileira. 

Esse debate desloca o centro da questão da imparcialidade para a honestidade. Cabe aqui o 

exemplo  do  jornalismo  francês,  que  tem  dentre  os  maiores  jornais  impressos  veículos 

claramente de esquerda (Le Monde, Libération) e de direita (Le Figaro).

O jornalista Ancelmo Góis, durante palestra na PUC-Rio, apontou dois problemas 

graves no jornalismo brasileiro: o primeiro é a grande concentração de meios de comunicação 

em poucos conglomerados. O segundo é a estreita ligação desses meios com os políticos. 

Basta lembrar que Antonio Carlos Magalhães e Fernando Collor de Mello são donos dos 

maiores jornais  e televisões de seus estados.  Dessa forma, como é possivel escusar esses 

jornais de serem tendenciosos?

É evidente que esse tipo de relação simbiôntica entre política e jornalismo tem uma 

grande  influência  sobre  a  tendência  de  cada  veículo.  Ainda  que  não  houvesse  toda  essa 

intimidade entre os dois setores, a imparcialidade e a objetividade seriam impossíveis pois o 

jornal responde à inclinação de seu dono e em cada matéria o jornalista se insere por mais que 

tente se eximir de sua opinião.

Veículos  como O Estado  de  S.Paulo,  CartaCapital  e  Caros  Amigos  deixam sua 

opinião política bem clara, sendo o primeiro de direita e os outros respectivamente de centro-

esquerda e esquerda. Não seria essa uma maneira mais honesta de se fazer jornalismo? Mas 

outra questão se insere nesse contexto: seria realmente um jornalismo saudável se todos os 

veículos declarassem sua opinião política – e tivessem a mesma ideologia?

A melhor maneira é existir um equilíbrio. Jornais fortes e de tendências distintas 

poderiam formar um panorama mais honesto das mídias no Brasil. Apesar de seus defeitos, a 

década de 50 apresentava um cenário mais democrático em relação ao jornalismo político. 

Tanto que a ditadura militar se apressou em desmontá-lo.

16



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AJZENBERG, Bernardo. Estatísticas. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 jul. 2002. Disponível 

em <http://www.folha.uol.com.br/folha>. Acesso em: 25 nov. 2002.

ARMONY, Miguel.  A linha justa: a Faculdade Nacional de Filosofia nos anos 1962-1964. 

Rio de Janeiro: Revan, 2002.

BRÍGIDO, Carolina; NAHAS Daniela & FILIPINI, Flávia. TSE proíbe Serra de mostrar na 

TV Ciro chamando um eleitor de burro. O Globo, Rio de Janeiro, p. 4, 23 ago. 2002.

BURROWES, Patrícia Cecília.  Le Monde diplomatique:  um jornal para pensar.  Tese de 

doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

BC aperta bancos, e dólar cai 4,26%. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 1, 12 out. 2002.

BC aperta cerco à especulação. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 1, 8 out. 2002.

CARTA, Mino. CartaCapital escolhe Lula.  CartaCapital, São Paulo, ano IX, n. 209, 2 out. 

2002, p. 18.

____________, Mino. A transição, o espertalhão e o PT. CartaCapital, São Paulo, ano IX, n. 

214, 6 nov. 2002, p. 21.

CIDADÃO Kane.  Direção  e  produção:  Orson  Welles.  Roteiro:  Herman J.  Mankiewicz  e 

Orson  Welles.  Intérpretes:  Joseph  Cotten;  Dorothy  Comingore;  Agnes  Moorehead;  Ruth 

Warrick;  Ray  Collins;  Erskine  Sanford;  Everett  Sloane;  William  Alland;  Paul  Stewart; 

George Coulouris; Fortunio Bonanova; Gus Schilling; Philip Van Zandt;  Georgia Backus; 

Harry  Shannon;  Sonny  Bupp;  Buddy  Swan;  Orson  Welles  e  outros.  Música:  Bernard 

Herrmann. Estados Unidos: Mercury Productions; RKO Radio Pictures Inc., ©1941. 2DVDs 

(119 minutos). Edição Especial. Produzido por Warner Home Video.

CONTI,  Mario  Sergio.  Notícias  do  Planalto:  a  imprensa  e  Fernando Collor.  São  Paulo: 

Companhia das Letras, 1999.

DOXA – Laboratório de Pesquisas em Comunicação Política  e Opinião Públca.  Iuperj – 

Instituto Univeritário de Pesquisas do Rio de Janeiro/UCAM. Eleições 2002. Disponível em 

<http://doxa.iuperj.br/eleicoes2002.htm>. Acesso em 25 nov. 2004.

ELHAJJI, Mohammed. Por um jornalismo auto-reflexivo. In: PAIVA, Raquel (org.). Ética, 

cidadania e imprensa. Rio de Janeiro: Mauad, 2002. p. 117-133.

17



ELOY, Patrícia & PASSOS, José Meirelles. Mudança no jogo eleitoral enerva o mercado. O 

Globo, Rio de Janeiro, p. 25, 6 jul. 2002.

ESPECULAÇÃO eleitoral anula efeito FMI e dólar volta a R$ 3. O Globo, Rio de Janeiro, p. 

1, 10 ago. 2002.

FERNANDES Bob (1). E a máquina avança.  CartaCapital, São Paulo, ano IX, n. 207, 18 

set. 2002, p. 24-29.

____________ & LÍRIO, Sérgio (2). Óleo na máquina. CartaCapital, São Paulo, ano IX, n. 

210, 9 out. 2002, p. 18-20.

FH pede a candidatos clareza em suas propostas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 1, 8 out. 

2002.

FMI facilita transição para futuro governo com ajuda de US$ 30 bi. O Globo, Rio de Janeiro, 

p. 1, 8 ago. 2002.

FOLHA DE S. PAULO. São Paulo, 29 set. 2002, Eleições 2002, Caderno especial, p. 1.

____________. São Paulo, 1 out. 2002, Eleições 2002, Caderno especial, p. 1.

GALENO, Renato. Pesquisa mostra equilíbrio dos jornais na eleição.  O Globo On, Rio de 

Janeiro, 28 ago. 2002. Disponível em: <http://oglobo.globo.com>. Acesso em: 23 nov. 2002.

GÓIS, Ancelmo. É bom ser jornalista.  VII Mostra PUC.  Palestra ministrada em 28 ago. 

2003.

GOVERNO arrisca recessão para conter dólar. Folha de S. Paulo, São Paulo, 12 out. 2002, 

Dinheiro, p. 1.

JB é o mais imparcial do Rio.  JB Online,  Rio de Janeiro, 29 ago. 2002. Disponível em: 

<http://www.jb.com.br/jb/papel/brasil/2002/08/28/jorbra20020828004.html>.  Acesso  em  29 

ago. 2002.

JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, p. 1, 16 out. 2002.

LUANE, Katia. Me dê motivos... O Globo, Rio de Janeiro, p. 33, 8 out. 2002.

LULA se compromete com o ‘superávit que for necessário’. O Globo, Rio de Janeiro, p. 1, 18 

out. 2002.

LULA = Serra + Garotinho. O Globo, Rio de Janeiro, p. 3, 16 abr. 2002.

MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

18



NIOMAR Moniz Sodré Bittencourt. In: IstoÉ Gente. IstoÉ Online, São Paulo. Disponível 

em:  <http://www.terra.com.br/istoegente/100mulheres/jornalismo/niomar.htm>.  Acesso  em: 

20 nov. 2002.

PESQUISA de opinião pública sobre assuntos políticos. Ibope, 21 jan. 2002. Disponível em: 

<http://www.ibope.com.br/opp/pesquisa/politica/eleicoes/download/pesquisa_ibope_cni_jan0

2.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2003.

PETISTA defende mercado regulado por ação do Estado.  Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 

abr. 2002. Disponível em: <http://www.uol.com.br/fsp/brasil/fc1204200223.htm>. Acesso em 

17 abr. 2002.

PETROS, Francisco. Alta do dólar vs. efeito Lula I. Monitor de Mercado, CartaCapital, São 

Paulo, ano IX, n. 209, 2 out. 2002, p. 47.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50. Tese de 

doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.

SEIXAS, Rozeny Silva. Morte e vida Zeferino: Henfil e humor na Revista Fradim. Rio de 

Janeiro: Oficina do Autor, 1996.

WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. Rio de Janeiro: Record, 

2000.

ZANINI,  Fábio.  PT admite  ser  ‘irreal’  criar  10  milhões  de  empregos  formais.  Folha de 

S.Paulo, São Paulo, 27 set. 2002. Eleições 2002, Caderno especial, p. 1.

19


